Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP) com apoio da Confederação Israelita do Brasil (Conib), realizam no domingo, 29 de janeiro de 2023, às 18h, na Sinagoga Etz Chaim da CIP, um Ato em Memória às vítimas do Holocausto.
O Ato lembrará os seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto e as outras vítimas do nazismo, com o acendimento de seis velas por sobreviventes, autoridades políticas e civis, líderes religiosos, institucionais e jovens. O sobrevivente Gabriel Waldman que viveu os horrores do nazismo e a opressão do comunismo na Hungria será homenageado durante o evento.
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 2005, uma Resolução instituindo o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto tenha sido um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.
Em São Paulo, a lei que institui um dia em memória às vítimas do Holocausto é de autoria do então vereador Floriano Pesaro e foi sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab no dia 12 de dezembro de 2009.
O Ato Solene em Memória das Vítimas do Holocausto conta com o apoio da Confederação Israelita do Brasil, Consulado Geral de Israel em São Paulo, Unibes, Museu Judaico, B’nai B’rith, KKL Brasil, Pit Cult, Stand With Us Brasil, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Fundo Comunitário, Congregação Beth-El, Comunidade Shalom, Agência Judaica para Israel, A Hebraica, Arq Shoah, Vozes do Holocausto, Sherit Hapleitá e Instituto Brasil-Israel.