Entre 10 e 13 de junho ocorreu em Buenos Aires, Argentina a terceira edição do Zamir: Encontro Latino Americano de Música Judaica.

Ale Edelstein, publicitário, ator e coordenador da área musical da CIP, relata que participar de um encontro deste viés é sempre uma experiência positiva e enriquecedora: “Durante o Congresso, tive o prazer de representar a CIP em um painel que discutiu, junto com outros chazanim da região, o papel e os desafios da chazanut na América Latina. Pude falar da nossa realidade, contar um pouco do trabalho que desenvolvemos na CIP e da importância da educação como chave do nosso trabalho. Trocamos idéias, experiências e reflexões muito valiosas.”

Segundo Ale, as grandes contribuições deste Zamir 2018 foram conhecer profissionais que compartilham a mesma paixão pela música judaica e os mesmos desafios, ver de perto outras realidades e também refletir sobre o que temos e sobre o que ainda temos por conquistar. “Volto cheio de energia e animado para seguir nosso trabalho”, conta.

Tania F. Travassos também esteve presente e disse ter achado a experiência maravilhosa. “Pude conhecer os mais diversos profissionais na área de liturgia, educação e entretenimento musical dentro do judaísmo”, diz.

Tania concluiu que as palestras e workshops foram teóricos quanto práticos, abrindo assim, seus horizontes para futuras pesquisas e projetos: “Com certeza levo uma bagagem cultural riquíssima de volta para a minha comunidade.”