Após repercutir em diversos veículos de comunicação, o concerto beneficente da Israel Camerata Jerusalem superou as expectativas e emocionou os espectadores nesta bela comemoração dos 85 anos da CIP.
“85 anos atrás, judeus alemães que conseguiram escapar do Holocausto nazista chegaram ao Brasil e, nessa chegada, um grupo deles tomou a iniciativa de fundar a Congregação Israelita Paulista”, contextualizou Mario Fleck, presidente da CIP, “nesta data, trazer a Israel Camerata Jerusalem nos orgulha muito. Neste momento tão difícil que estamos vivendo no mundo inteiro, nada mais relevante do que aproveitar a marca do nosso 85º aniversário para re-fortalecer os nossos vínculos com o Estado de Israel e com a música clássica”.
Fundada em 1983, a Israel Camerata Jerusalem é, atualmente, a principal orquestra de câmara em Israel. Com a regência de Yeruham Scharovsky e participação da solista Danielle Akta no violoncelo, a orquestra se reuniu para realizar o espetáculo diretamente de Israel.
Representando os laços da comunidade com o Estado de Israel, a Camerata abriu o espetáculo com uma comovente performance do hino de Israel em seguida do hino do Brasil. “Emocionante ouvir o nosso hino nacional executado primorosamente pela Israel Camerata Jerusalem”, comentou a espectadora Paquita Ostrowicz durante o concerto.
No fim da apresentação, o maestro Yeruham Scharovsky anunciou que a orquestra preparara uma surpresa, e o concerto se encerrou com uma performance de “Parabéns a você” em homenagem à CIP.
Neste clima de emoção, os espectadores deixaram suas palavras de carinho e admiração à CIP: “O judaísmo de São Paulo deve muito à CIP. Obrigada por manter a comunidade integrada, com os valores, a cultura, o debate de ideias e o diálogo inter-religioso”, agradeceu Eliana Wissmann.
Se você não esteve presente na transmissão ao vivo, o concerto está disponível na íntegra para você conferir em nossos canais digitais. Assista abaixo!
O evento fez parte do projeto Concertos Sinfônicos Internacionais, uma realização do Ministério do Turismo e Congregação Israelita Paulista, com patrocínio da Focus Energia, CSN, Itaú, Bemol, Daycoval, GR, Safra, Helbor e Rosset.