O mês de Tishrei abriu o ano de 5785 com uma programação vibrante e significativa na CIP, onde a comunidade se reuniu para comemorar cada um dos chaguim com atividades que envolveram diferentes gerações e expressaram o espírito de união. Confira os destaques:

 

Rosh HaShaná e Iom Kipur

Para Rosh HaShaná e Iom Kipur, a CIP ofereceu os tradicionais serviços religiosos, presenciais e online. A celebração, conduzida pelos rabinos e pela equipe musical, promoveu momentos de reflexão, fortalecendo a renovação e a conexão espiritual da comunidade.

 

Sucot

Entre os dias 16 e 23 de outubro, a programação de Sucot trouxe o tema “Reconstrução e Esperança” e recebeu mais de mil pessoas na sucá. O evento contou com atividades culturais e educativas para todas as idades.

    • Os jovens da Avanhandava se uniram para construir a sucá que recebeu todas as nossas atividades! Veja as fotos:
    • No dia 16, o Shirá beTsibur liderado pela equipe musical da CIP proporcionou uma imersão nos sons tradicionais de Sucot, reforçando o espírito coletivo através do canto.

     

    • No dia 17, os rabinos Ruben Sternschein, Theo Hotz, Natan Freller e Kelita Cohen conduziram um shiur, proporcionando um espaço de reflexão e aprendizado.

     

    • No sábado, 19, bebês de 0 a 3 anos participaram de um Shacharít para bebês, o Shabat Ieladim Baboker. Essa foi a primeira edição desse encontro.

     

    • À noite, os jovens foram recebidos para um jantar na sucá. Nesse delicioso jantar com falafel, juntos, todos fizeram a bênção das 4 espécies, e também conversaram com o Rav Natan sobre os desafios de ser um jovem judeu na diáspora hoje.
    • No domingo, a Academia Judaica promoveu uma aula aberta na sucá, que reuniu professores e alunos que, ao longo do ano, se dedicaram a construir um espaço vasto em estudos e trocas de experiências que só vêm florescendo a cada dia.
    • Em seguida, tivemos um jantar especial preparado pelo chef Gershon Szklo e um pocket show de Lia Levin.
    • Na segunda-feira, o Café Literário “Tinha um tsunami no caminho” reuniu as autoras Deborah Telesio e Marie Felice Weinberg que compartilharam suas experiências de sobrevivência ao tsunami de 2004 na Tailândia, evento que culminou na morte de mais de 227 mil pessoas. A conversa, mediada por Ale Edelstein e realizada na Sucá da CIP, girou em torno do livro das autoras, “Tinha um tsunami no caminho”, que narra suas vivências durante essa tragédia natural de proporções bíblicas.
    • No dia 22, houve um almoço especial para os colaboradores da CIP, em que todos cumpriram a mitzvá de comer na sucá. Durante o encontro, os presentes receberam uma brachá do rabino Theo Hotz, reforçando o sentido de gratidão e união entre os profissionais que trabalham incansavelmente em prol da nossa comunidade.
    • Após esse encontro, à noite, o filme “The Swimmer” foi exibido, seguido de um debate com os jovens sobre superação. O filme conta a história de um jovem que começa a competir na natação, e faz testes para fazer parte da equipe olímpica de Israel. Durante esse processo, ele enfrenta questões com sua identidade, orientação sexual e também sua relação com o esporte. No final da exibição, foi proposto um debate entre os participantes.

    Shemini Atseret

    Na reza pela chuva de Shemini Atseret, a comunidade se reuniu para um momento de conexão e recordação de entes queridos, seguido de um kidush especial com bolinhos de chuva.

     

    Simchat Torá

    Em Simchat Torá, mais de 250 pessoas participaram da abertura do rolo da Torá e dançaram com ele, ao som da Banda Mazal Tov, em um Arvit festivo e cheio de alegria. A programação incluiu ainda atividades especiais para as crianças e a divulgação dos vencedores do Concurso de Maquetes de Sucá, encerrando Tishrei com muita energia e celebração.