A CIP realizou, neste mês de outubro, o tradicional concurso de maquetes de sucá, uma celebração criativa e de grande significado cultural. Com o tema “Heroínas e Heróis – Celebrando a Coragem e a Esperança”, o concurso deste ano propôs aos participantes o desafio de construir miniaturas de sucot inspirados em figuras históricas, líderes comunitários e heróis anônimos que trouxeram luz e esperança em tempos difíceis.
O resultado da competição foi anunciado na festa de Simchat Torá, no dia 24 de outubro, em uma cerimônia que reuniu os participantes e suas famílias. Com uma disputa acirrada entre as 25 maquetes inscritas, o evento destacou as histórias de coragem representadas nas criações dos participantes. Confira os projetos premiados:
1º Lugar: Raphael Meir Cohen – Chaialei Israel – Heroísmo Presente
A maquete de Raphael Meir Cohen homenageou os soldados de Israel, representando-os como heróis contemporâneos. A criação incluiu espaços para quatro “ushpizin” ilustres: a heroína Hannah Szenes, que saltou de paraquedas na Europa ocupada para resistir ao nazismo; o herói Lev Kreitman, reservista das Forças de Defesa de Israel; e os irmãos Ariel e Kfir Bibas, crianças sequestradas pelo Hamás, simbolizando a luta pela paz e a esperança. Raphael foi premiado com uma Alexa Echo Show 10.
2º Lugar: Sara Ferreira, Sophia Saslavsky e Luiz Felipe Ferraz – A Sucá de Henry Sobel
Inspirada na trajetória do rabino Henry Sobel, que se destacou pela defesa dos direitos humanos no Brasil e pela liderança dentro da comunidade judaica, a equipe formada por Sara Ferreira, Sophia Saslavsky e Luiz Felipe Ferraz conquistou o segundo lugar com uma maquete que expressa a solidariedade e a humanidade do rabino. O prêmio recebido foi uma máquina de café CitiZ Preta com Aeroccino3 da Nespresso.
3º Lugar: Leticia Edelstein, Lis Biderman, Eduarda Cukierkorn e Ana Laura Kristeller – Anexo Secreto
Inspiradas por Anne Frank, símbolo de coragem e resistência durante a Segunda Guerra Mundial, Leticia Edelstein, Lis Biderman, Eduarda Cukierkorn e Ana Laura Kristeller criaram uma sucá que remete ao anexo secreto onde Anne viveu em Amsterdã. Para o grupo, tanto a sucá quanto o anexo secreto representam abrigos de esperança, inspirando a luta por um futuro mais justo e pacífico. As jovens receberam como prêmio um fone de ouvido Bluetooth JBL Tune 770 NC.