Ale Edelstein, chazan da Congregação Israelita Paulista, desfilou toda a sua versatilidade durante o show beneficente “Por isso é que eu canto”, que lotou a Unibes Cultural no domingo, 26 de junho. 

Com direção artística de Gustavo Kurlat e a participação de músicos convidados que acompanharam o cantor durante a pandemia, o espetáculo trouxe canções israelenses, do cancioneiro brasileiro e também em espanhol e inglês, com um setlist que reuniu sucessos de Lulu Santos, Raul Seixas, Gilberto Gil, Simon e Garfunkel, Beatles e Mercedes Sosa, além dos israelenses Idan Raichel e David Broza, entre outros. 

“Após quase dois anos de pandemia e de confinamento, a apresentação convidou o público a refletir sobre o resgate da espiritualidade, a conexão com a arte e principalmente com a música, levantando questões sobre como a música nos toca, qual o canal afetivo que ela percorre até nossa alma e qual é esse fio invisível que a música utiliza para tocar nosso coração”, destacou Ale. 

“Foi uma feliz coincidência poder estar no palco justamente no dia do meu aniversário e fazer uma das coisas que eu mais gosto, que é cantar. Deu para perceber como todos estavam precisando desse momento e foi lindo conseguir entregar isso e receber tanta energia boa em troca”, complementou o chazan. 

“O Ale é uma representação típica dos valores da CIP, com uma carreira dedicada a ensinar, proporcionar alegrias, tocar corações, emocionar e inspirar. O show, no qual ele reuniu músicas que foram cantadas no complemento da liturgia durante a pandemia, representou tudo isso muito bem!”, disse o presidente da CIP, Mario Fleck. 

Para o ator Dan Stulbach, que prestigiou o espetáculo, “é sempre maravilhoso ver o Ale no palco, mas dessa vez foi ainda mais especial, por ser a data de seu aniversário, o retorno das atividades após a pandemia e um show próprio onde ele pôde escolher o que queria. Hoje tivemos uma celebração da vida e daquilo que vale a pena viver, que é o encontro”. 

Como já era de se esperar, a noite terminou em grande estilo com a presença de Isa e Martin, filhos de Ale, que dividiram o palco com o músico, e com o público aplaudindo em pé e pedindo bis. 

O evento é uma realização do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e da Congregação Israelita Paulista, contou com o apoio da Unibes Cultural e patrocínio de Bemol, Itaú-Unibanco, CSN, GR Segurança, Rosset e Helbor.