O nome da parashá desta semana inspirou este comentário, o qual será diferente do formato que vocês conhecem de nossos comentários semanais.

“Ékev” significa “devido” ou “como resultado de”, no entanto, a mesma raiz pode ter outro significado que está claramente conectado: pegadas, em hebraico “akavot”. 

No livro de Deuteronômio, Moshé olha para o passado e re-conta uma jornada de quarenta anos, descreve momentos com a perspetiva de quem não só sabe que está chegando aos seus últimos dias da vida, como também está ciente de que os outros tomaram as decisões, continuaram a jornada construindo passo a passo o presente e o futuro de nosso povo. 

Nesta parashá, muitas vezes aparece o verbo “andar”, do hebraico “lalechet”, e a palavra “caminho”, do hebraico “derech”. Assim, desta vez, decidi trazer todos os versículos para vocês, deixar vocês experimentarem quais sentimentos, ideias e reflexões aparecem. De quais caminhos se lembram, quais pegadas desejaram e desejam deixar nas pessoas, em suas famílias, em suas comunidades, no mundo.

“Lembre-se do longo caminho que o Eterno seu Deus o fez percorrer no deserto nestes últimos quarenta anos, a fim de testá-lo pelas dificuldades e saber o que havia em seu coração: se você iria manter os mandamentos divinos ou não.” (Devarím, 8:2)

“Por isso, mantenha os mandamentos do Eterno seu Deus: siga pelos caminhos de Deus e mostre reverência.” (Devarím, 8:6)

“Se de fato você esquecer o Eterno seu Deus e seguir outros deuses para servi-los ou se curvar a eles, eu hoje o alerto que vocês certamente perecerão” (Devarím, 8:19)

“Eu vi como vocês pecaram contra o Eterno seu Deus: vocês fizeram para si próprios um bezerro de fundido; não demoraram em se desviar do caminho que o Eterno lhes ordenara.” (Devarím, 9:16)

“E o Eterno me disse: “Levante-se, reinicie a marcha à frente do povo, para que possam adentrar e tomar posse da terra que Eu jurei a seus pais lhes dar”. E agora, ó Israel, o que o Eterno seu Deus exige de você? Só isto: reverenciar o Eterno seu Deus, andar apenas pelos caminhos divinos, amar e servir o Eterno seu Deus com todo o seu coração e alma,” (Devarím, 10:11-12)

“E as ensinem aos seus filhos – recitando-as quando você estiver em casa e quando estiver fora, quando se deitar e quando se levantar;” (Devarím, 11:19)

“Se, então, vocês mantiverem fielmente toda esta Instrução que lhes ordeno, de amar o Eterno seu Deus, andar por todos os caminhos de Deus, e se apegar [a Deus],

o Eterno expulsará diante de vocês todas essas nações: vocês desapossarão nações maiores e mais numerosas do que você.” (Devarím, 11:22-23)

Nas palavras do compositor catalão Joan Manuel Serrat: 

“Tudo acontece e tudo fica, mas o nosso é passar; passar fazendo caminhos, caminhos sobre o mar. Caminhante, são tuas pegadas o caminho e nada mais. Caminhante não tem caminho, o caminho faz-se caminhando. Ao caminhar, o caminho se faz, e quando olha para trás você vê o caminho que nunca você voltará a caminhar. Caminhante não tem caminho, só rastros no mar.”

 

Shabat Shalom,

Rabina Tamara Schagas