Após dois anos de Avanhandava on-line, a tnuá esteve desde janeiro com atividades presenciais aos sábados. Entre os dias 05 e 10 de julho, a Ava realizou o acampamento presencial! Estiveram presentes 47 chanichim de 06 a 16 anos, além dos 17 madrichim que organizaram essa imersão na natureza e o mechanech Lucas Cohen. 

Todos que já passaram pela Ava podem afirmar que viver a Avanhandava na CIP é bem diferente de presenciar o acampô. Estar em contato com a natureza, acampando e cozinhando, aproxima ainda mais os madrichim e chanichim dos valores escoteiros, bandeirantes e judaicos.

Além do dia a dia de peulót e acampamento, essa semana teve três momentos marcantes.

Em primeiro lugar, a atividade conjunta entre todas as idades, que contou com piscina, escorregador de lona e futebol de sabão, animando a manhã e tarde de todos os presentes. 

Já na sexta-feira, a Vaadat Chinuch (comissão de educação) organizou bases para a  preparação do Cabalat Shabat e a cerimônia em si, que foi conduzida pela rabina Tati Schagas. As bases serviram para que todos os chanichim e madrichim se sentissem um pouco mais participativos na reza, seja preparando o pão de caçador/chalá, decorando o espaço com pioneirias ou organizando um teatro sobre a parashá da semana, Balác. 

Por fim, o tradicional fogo de conselho ocorreu no sábado, com a presença de 21 convidados, entre responsáveis e ex-madrichim da Avanhandava! Nesse momento, os ramos e os madrichim apresentaram as esquetes, teatros de curta duração (geralmente de caráter cômico), e jogos relacionados à Ava. 

A madricha Daniela Serwaczak comentou que foi uma experiência incrível, que matou parte da saudade que todos estavam da tnuá, e que foi muito legal ver a chama da Ava acesa novamente de maneira presencial. 

Já a madrichá Michelle Zeitel acredita que “estar de volta no acampô depois de tanto tempo longe foi uma experiência incrível. Ver chanichim que nunca tiveram essa vivência experienciando a mágica que são as peulot, sentindo o calor da fogueira, se sujando no sacanim, cantando as músicas que eu cantava quando mais nova… foi um quentinho no coração que só quem viveu consegue explicar. Estou contando os dias para as peulot do semestre voltarem, e já muito animada para o próximo acampô!”

Para acompanhar de perto os próximos passos da Avanhandava, siga no Instagram @juventudecip e @avatnua.