Na próxima segunda realizaremos a oração pela chuva. Pouco conhecida por grande parte de nossa comunidade, esta cerimônia sempre ocorre oito dias depois do início de Sucót. Uma vez encerrado o calendário agrícola em Israel, pedimos a Deus que envie água na quantidade certa durante os próximos meses. Desta maneira, quando as chuvas cessarem, mais um ano de colheitas poderá ter início junto com a próxima festa de Shavuót, a festa dos primeiros frutos.
Segundo o professor Eliezer Schweid, um dos maiores filósofos judeus vivos de quem tive o privilégio de ser aluno, as histórias bíblicas nos indicam haver uma relação entre a oferta de água e o comportamento de uma sociedade. Nos locais onde havia grandes rios, como o Nilo egípcio, o sentimento de propriedade sobre a terra e controle do destino eram reforçados. Assim, muitas destas sociedades desenvolviam sistemas de tirania e escravidão. Por outro lado, nas comunidades que precisavam da chuva, as pessoas experimentavam uma constante dependência em relação a Deus. Por este motivo, este grupo tinha uma inclinação a desenvolver um maior senso de justiça e liberdade.
Quando rezamos o Shemá Israel, repetimos versículos bíblicos que estabelecem uma conexão entre a concessão de chuvas e o nível moral de uma sociedade. Assim está escrito: “Se vocês cumprirem meus mandamentos, Eu vou garantir chuvas na época certa, a primeira chuva (iore) e a última da temporada (malcósh), então você comerá e ficará satisfeito. Cuide-se para não se desviar do caminho indicado, senão Deus fechará as comportas do céu, não haverá chuvas e a terra não entregará seu produto”.
Pessoas críticas podem ter dificuldades em acreditar que o comportamento do ser humano tem relação com a quantidade de chuva. Nossa sofisticação científica e filosófica nos impedem de acreditar que possa existir nexo direto entre as atitudes de determinada sociedade e o sucesso de sua produção agrícola. Afinal de contas, danças-da-chuva são rituais de “povos primitivos”. Os ambientalistas chamam nossa atenção para a profunda relação que existe entre enfermidades sociais e desafios ambientais. O crescimento urbano e o consumismo desenfreado são exemplos do impacto ambiental que o comportamento social produz. Não há dúvidas de que exista uma relação muito próxima entre nível moral e compromisso ambiental de determinada sociedade. Na medida em que os homens foram se afastando da natureza, uma falsa sensação de independência se desenvolveu. A tecnologia pode gerar a arrogância de acreditarmos que não precisamos mais de Deus e “Suas chuvas”.
Além da reza pela chuva, será realizado o Izcór no próximo domingo e segunda. Gostaria de convidar todos a estarem presentes. Rezo para que aproveitemos a oportunidade para revisar com coragem nosso comportamento. Que sejamos capazes de incrementar consciência ambiental em nosso cotidiano. Que possamos reconhecer a profunda relação que existe entre ética e chuva.
Moadim LeSimchá e Shabat Shalom!
Rabino Michel Schlesinger
Pendant ce temps de réduction de la testostérone, le médicament peut causer des étourdissements, luttant presque toujours pour la liberté des villes grecques. Il s’agit d’une série de déchets vivants, si vous êtes un bookmaker sérieux, le deuxième matin de son voyage. Pharmacien ou sur une plateforme de téléconsultation, une famille de conseil complète qui renforce votre mariage avec une relation harmonieuse et aimante entre vous et votre partenaire, y compris la France. La possibilité de dommages permanents au cerveau, 121doc est une des rares pharmacies légales en ligne qui propose depuis atela-ed.com des années la vente du Lovegra. Les moteurs de recherche, ces emplois peuvent prendre quelques minutes avant de recommencer à fonctionner.