Nosso ciclo de conversas para Bein HaMetsarim teve início no último sábado (08). O primeiro dos três bate-papos de tema “Do Templo à Sinagoga” aconteceu na CIP, e contou com a presença de Dr. Fernando Lottenberg e rabino Dr. Ruben Sternschein.

Cerca de 40 pessoas estiveram presentes e participaram ativamente da conversa “Silenciando o ódio: de Pinchás a 2023”, que partiu da parashat Pinchás para falar sobre antissemitismo e outras formas de opressão na atualidade.

Em meio a questionamentos do público, Lottenberg e o rabino Ruben abordaram a importância da luta pela democracia e os impactos do antissemitismo em outras esferas da sociedade, para além do povo judeu.

Para Lottenberg, “é do interesse do mundo inteiro que o antissemitismo não se propague”. Ele continua: “O que começa com uma violência aos judeus, não acaba reprimindo apenas os judeus. Quando o antissemitismo ganha um porte maior, isso torna-se um sinal que diz à sociedade que algo está errado. Isso passa a ser uma ameaça, não só aos direitos humanos, mas à própria democracia (…) Combater o antissemitismo é uma afirmação da luta democrática.”

Nos próximos sábados, até o dia 09 de Av, receberemos outros convidados após o kidush de Shacharít para mais conversas permeando as parashiot da semana:

Revolução (in)visível? Da Torá a Maria da Penha, com Dra. Andrea Vainer e rabino Ruben Sternschein – moderação: Dra. Kelita Cohen

⌚ 15 de julho, sábado, após o kidush de Shacharit

Devarim x Judaísmo pós-Templo e onde o Templo ainda está no Judaísmo, com Dr. Daniel Strum e rabino Rogerio Cukierman

⌚ 22 de julho, sábado, após o kidush de Shacharit