A Kvutzá Shnat 2021, formada por madrichim das tnuot Avanhandava, Chazit Hanoar e Colônia da CIP, estão aproveitando o programa Shnat Hachshará!

 A viagem de um ano por Israel tem como objetivo dar continuidade ao processo educativo existente nas tnuot e na CIP; desenvolver habilidades relacionais, de liderança e autoconhecimento; aprofundar conteúdos ligados à educação, liderança, sionismo, judaísmo e conjuntura social atual; e vivenciar a prática judaica-Israeli. O programa é dividido em quatro partes: Machon le Madrichim, Kibutz Revivim, Voluntariado e Perek Projetos.

 Em Israel, os madrichim estão vivenciando desde abril a segunda parte do programa: o Kibutz, que é localizado no sul do país. Nesse espaço, eles trabalham nas mais diversas áreas de manutenção interna e externa do Kibutz, enquanto fortalecem sua identidade judaico-sionista e a conexão com as origens do Estado de Israel. 

Entre as funções exercidas pelos madrichim durante o período da manhã estão cuidar do refeitório, do estábulo, da lavanderia ou do processo de reciclagem, além da manutenção de bicicletas — o principal meio de locomoção pelo Kibutz. No período da tarde, os madrichim se reúnem para começar a pensar em projetos para serem aplicados nas tnuot ao retornarem para São Paulo. Além de experienciar a “vida kibutziana”, eles também estão tendo aulas de hebraico e peulot toda semana.

 Após vivenciar o Kibutz Revivim, os madrichim irão passar 1 mês e meio fazendo trabalho voluntário em Tel Aviv ou na fazenda ecológica em Modi’in. Nesse período, os jovens vivem diretamente o voluntariado israelense, apoiando a comunidade local. Esse é o momento de experienciar uma autogestão, desde a organização da casa até questões financeiras. 

Para acompanhar o que acontece no Shnat, siga a página @shnatchazitcolava no Instagram! E para acompanhar de perto os próximos passos das tnuot, siga no Instagram @juventudecip, @avatnua, @chazithanoarsp e @coloniadacip.