Na última quarta-feira (02), 50 pessoas se reuniram no auditório Haber da CIP para receber, pela segunda vez, o rabino Clifford Kulwin. Dessa vez, o tema do encontro foi a história de falsos messias que surgiram ao longo da história do nosso povo.

O rabino Dr. Ruben Sternschein abriu o encontro apresentando o rabino Clifford, comentando a visão do judaísmo liberal sobre o messianismo e apresentando o objetivo do encontro: entender como a noção messiânica no judaísmo foi mudando ao longo das peregrinações dos judeus pelo mundo, a partir da história dos falsos messias.

A partir de autores contemporâneos, o rabino Clifford apresentou seis figuras históricas que, em seu tempo, se autodeclararam – ou foram considerados por outros – o Messias que levaria o povo judeu para o seu destino. Alguns faziam novas interpretações da Torá e das mitzvot, outros tinham aspirações bélicas. Havia também aqueles a quem eram atribuídas habilidades mágicas. O rabino Ruben complementou: é comum na biografia desses falsos messias que apareçam atos radicais, extremos, que seriam, para o povo e para as lideranças, a prova de que cada um deles seria o Messias verdadeiro – afinal, não teriam nada a temer.

O rabino Clifford encerrou sua apresentação questionando: como saberemos que o Mashiach finalmente chegou? Ele responde que talvez não seja possível saber, mas certamente teremos boas perguntas para fazer a ele, que aprendemos com essas histórias que ouvimos na quarta-feira.

No último bloco do encontro, os alunos se engajaram com perguntas afiadas, aprofundando alguns dos temas abordados.

Ficou curioso e quer saber mais? Confira o conteúdo completo da aula aqui.