Na sexta-feira, dia 18, aconteceu o pré-shabat do mês do orgulho LGBTQIA+ organizado por madrichot das tnuot da CIP! Estiveram presentes 15 pessoas, entre madrichim, mechanechim e participantes do MOV 20:35. 

Inspiradas pela celebração do mês do orgulho LGBTQIA+ e com apoio da rabina Tati, uma madricha da Avanhandava e outra da Colônia criaram o pré-shabat como um espaço para falar desse tema tão importante. Segundo elas, as tnuot pregam diversidade e inclusão e, portanto, devem colocar mais esse assunto em pauta para, assim, naturalizar o fato de que vivemos em um mundo com diferenças.

Para iniciar o encontro, as organizadoras explicaram o que significa cada letra da sigla LGBTQIA+, e uma das responsáveis reforçou que são poucas letras, mas o “+” abrange um mundo inteiro de termos e conceitos. Logo depois, abriu-se um espaço para que os presentes trouxessem poesias, textos e músicas judaicas sobre a temática, como disparadores para a discussão.

Ao final, foi feita a leitura de “Pessoas do crepúsculo” de Rabbi Reuben Zellman, um texto indicado pela rabina que debate sobre identidades e individualidades, relacionando com a religião judaica. O texto termina falando “Nem sempre podemos definir; sempre podemos dizer uma benção”, o que inspirou as responsáveis em marcar o encontro como um pré-shabat. 

Ainda pensando no mês do orgulho LGBTQIA+, a Kvutzá Shnat 2021 participou da parada em Jerusalém, que tem um caráter mais político que a de Tel-Aviv, representando as tnuot Avanhandava, Chazit Hanoar e Colônia. 

Para acompanhar de perto os próximos passos das tnuot, siga-nos no Instagram: @juventudecip, @avatnua, @chazithanoarsp e @coloniadacip.