O livro “Os Desafios de uma Pandemia — Histórias que Ninguém Conta”, com prefácio do rabino dr. Ruben Sternschein, teve seu lançamento na CIP na última terça-feira (30).

Produzido pela empreendedora social e psicanalista Patrícia Strebinger, pela jornalista Desirée Suslick e pela fotógrafa Mônica Zanon, o livro reúne na íntegra 68 textos escritos por pessoas em situação de rua acolhidas pela Instituição Arsenal da Esperança.

Presencialmente na CIP houve uma sessão de autógrafos com o rabino Ruben e o padre Simone Bernardi — um dos responsáveis pelo Arsenal da Esperança. Após a sessão, o rabino conduziu um bate-papo a respeito do livro, que também foi transmitido ao vivo e contou com Walter Teles e José William, alguns dos escritores publicados na obra, recitando textos autorais.

Fotos por José Luiz Altieri

“Na narrativa bíblica, quando o ser humano é criado, a primeira coisa que ele faz é nomear as coisas para, desse modo, estabelecer um vínculo humano a partir dele. Por meio dos nomes nós dizemos que aquilo significa algo para nós. Que aquilo é único para nós. Que aquilo é sagrado. As pessoas em situação de rua, infelizmente, muitas vezes não têm nome em nossa sociedade. Nós, pessoas que não estão em situação de rua, acabamos passando como se eles não existissem. Sem vê-las. Sem identificá-las. Sem imaginar que elas têm uma história, uma emoção, uma humanidade, como a nossa”, refletiu o rabino Ruben.

Julia Goldberg, voluntária do Projeto Juntos (iniciativa do MOV 20:35, departamento de jovens adultos da CIP), também marcou presença no encontro e falou sobre a importância de projetos que acolham a população em situação de rua de maneira humanizada. “Desde o início, nós queríamos partir de um lugar que não fosse apenas assistencialista. (…) Sempre fizemos escutas territoriais, indo conversar e conhecer essa população com a qual nós atuamos”, contou Julia.

Você pode conferir o encontro na íntegra abaixo.