O coronavírus provocou uma intensa ruptura social. Quais os desafios do desenvolvimento social no pós-pandemia? Para debater esse tema, o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP), recebeu o vereador Daniel Annenberg e o sociólogo Floriano Pesaro para mais uma edição do Dilemas Éticos, em 25 de junho.

Daniel e Floriano iniciaram o debate relatando como a pandemia e o confinamento estão afetando suas vidas. “Minha logística diária mudou, assim como a rotina de trabalho. Tenho trabalhado muito mais, porém faz três meses que faço todas refeições em casa com minha família, o que é algo inédito para mim”, destacou Daniel. 

“Estou sentindo uma grande mudança comportamental, mas me adaptei bem, mantive minha rotina de exercícios e de trabalho, mas o que mais me abala é ver o aprofundamento das questões sociais e o grande abismo entre ricos e pobres que ficou ainda mais evidente durante o isolamento”, disse Floriano. 

“O vírus não distingue país, nem condição social, mas a capacidade de enfrentamento é bem diferente entre a classe alta e o morador de rua”, acrescentou o rabino Michel. 

Temas como a questão social e econômica no pós pandemia e seu enfrentamento nas esferas municipal, estadual e governamental, juntaram-se  a outros que estão na pauta do dia, como a inclusão digital, a recém aprovada proposta de saneamento básico, a reforma do código de transito, a retomada das aulas nas escolas, e a reabertura de bares e restaurantes e as eleições municipais, também foram abordados no encontro virtual. 

O público participou via chat, e não faltaram elogios, como o do internauta Matheus de Oliveira Brito, que comentou: “A história do judaísmo é uma história de desafios e vitórias. É encorajador ver três referências da comunidade judaica discutindo esse tema e trabalhando para auxiliar a todos em nome do bem, da solidariedade e da fraternidade”.  

Você pode conferir a conversa na íntegra clicando neste link.

O evento Dilemas Éticos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.