Os rabinos Michel Schlesinger e Rogério Cukierman, da Congregação Israelita Paulista (CIP), receberam no dia 30 de junho, o cientista Marcelo Gleiser, para mais uma edição do Dilemas Éticos, que teve como tema “Religião e Ciência: inimigas ou aliadas?”. 

Primeiro latino americano a vencer o Prêmio Templeton, Marcelo Gleiser, que é professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos, destacou como abraçou o desafio de criar uma ponte entre a academia, a ciência e a espiritualidade. 

Ele argumentou sobre a criação do mundo nas diversas culturas destacando a ansiedade que temos para entender quem somos e de onde viemos. Marcelo, e os rabino Michel e Rogério,  também abordaram outras questões, como a relação entre a ciência e a política,  o natural e o sobrenatural e os pontos de contato entre as diferentes narrativas religiosas e científicas. 

“A relação entre ciência e religião é ao mesmo tempo complexa e próxima. A crença religiosa não entra necessariamente em conflito com a atividade científica, pois a ciência ajuda a revelar a beleza da Criação.  Ambas respondem às ansiedades humanas e usam uma simbologia diferente para falarem de coisas semelhantes”, disse o cientista. 

“O judaísmo tem algo mágico, que é o fato de trazer uma tradição que pode ser interpretada de diversas maneiras. Enquanto a ciência está preocupada com o como, a religião está preocupada com o por que”, destacou o rabino Rogério. “Quem lê a Torá apenas como um livro científico está perdendo a oportunidade de enxergar os valores escondidos nas narrativas”, complementou o rabino Michel. 

Quando perguntado sobre como estimular as crianças a serem mais curiosas e a se encantarem pela ciência, Gleiser, que já escreveu diversos livros infantis frisou:  não há nada mais atraente do que passar a vida tentando decifrar mistérios. Assim ele defende que seja também o ensino da disciplina: apaixonado, instigante e lúdico, de forma a instigar a  curiosidade natural dos pequenos.

Confira o debate na íntegra clicando aqui. 

O evento Dilemas Éticos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.