Sendo nossos próprios juízes

O Midrash nos conta a seguinte história:

rabino Hanina Elazar tinha em seu quintal uma árvore cujos galhos se esparramavam pelo quintal de seu vizinho. Certo dia, veio ao seu tribunal um homem reclamando que seu vizinho deveria podar os ramos de uma árvore, que caía em seu quintal. O rabino Hanina pediu ao reclamante que voltasse no dia seguinte. Quando ele se queixou: “mas o senhor costuma dar sua sentença no mesmo dia, por que me faz esperar até amanhã?– o rabino não respondeu.

Tão logo o homem saiu, o rabino dirigiu-se para casa e foi podar os galhos da sua própria árvore que caíam no quintal de seu vizinho. No dia seguinte, o rabino Hanina chamou o reclamante e seu vizinho e ordenou que este cortasse os ramos de sua árvore. O homem protestou: “ora, o senhor mesmo tem em seu quintal uma árvore em iguais condições.” E o rabino respondeu tranqüilamente:“você tem razão. Por favor, vá até lá, veja como está a minha árvore e faça com que a sua fique igual a minha.

A parashá dessa semana, Shoftim, começa da seguinte forma: “Estabelecerá para ti juízes e policiais”. Os rabinos enfatizaram a expressão “para ti” e entenderam que devemos ser nossos próprios juízes e nossos próprios policiais. Normalmente é mais fácil reconhecer o erro do outro do que avaliar nossas próprias atitudes. Quando identificamos em outra pessoa algo de errado, precisamos ter coragem de verificar se o mesmo não acontece conosco também.

Já estamos em Chodesh Elul. Iniciou-se o último mês do calendário judaico. Elul é um mês de introspecção, de “cheshbon nefesh”. Uma vez por ano, no Iom Kipúr, temos a oportunidade de rever as nossas ações e projetarmos uma vida melhor.Para aqueles que perderam a oportunidade, todo Rosh Chodesh (início de mês), é um Kipur Katan(pequeno Kipur), ou seja, uma oportunidade mensal de fazer algo para viver mais feliz. E, se ainda essa oportunidade for perdida, existe uma última chance. O Shabat é a oportunidade que temos, todas as semanas, para podarmos os galhos da nossa árvore, auto-avaliarmos nosso comportamento e seguir por um caminho melhor.

Shabat Shalom

Michel Schlesinger