Haaf tispe tzadik im rasha?

Destruirás também o justo com o mau?

Hashofet col haaretz lo iaase mishpát?

Aquele que é juiz de toda a terra não agirá com justiça?

E se houver naquelas cidades cinqüenta justos? E se eles forem 45, 40, 30, 20 ou somente dez?

 

Quando Deus avisou Avraham que destruiria as cidades de Sodoma e Gomorra, não estava apenas dando um comunicado. Tampouco precisa Deus da permissão do patriarca para destruir aquela região. 

O chamado de Deus poderia ter somente um objetivo. Era mais um teste para a humanidade sobre sua capacidade de protestar. Abraão foi aprovado no teste e lutou até o fim pelos habitantes daquelas cidades.

​Quando, no dia 9 de novembro de 1938, foi realizado um grande ato de violência contra as comunidades judaicas da Áustria e Alemanha, aquela obra de vandalismo era um aviso daquilo que estava por acontecer. 

A Noite dos Cristais, Kristallnacht, era o prefácio de uma história de horror que culminaria com a morte de seis milhões de judeus e outros milhões de inocentes.

A lição mais importante daquela terrível noite é a de que devemos ouvir os sinais da tragédia com mais atenção. Deus estava comunicando à humanidade que um drama estava por vir. Diferentemente de Avraham, o mundo silenciou.

Em 2020, 82 anos depois, o mundo testemunha a violação dos direitos humanos em diversas regiões do mundo de maneira passiva. São emitidos, todos os dias, gritos de socorro por pessoas em todas as partes do planeta. Homens e mulheres ainda são perseguidos em diversos lugares do globo. Deus, mais uma vez, testa o ser humano em sua capacidade de se importar com o sofrimento do outro e nós não protestamos.

O ataque em Nice, ocorrido em 29 de outubro, deixou três mortos —  incluindo uma brasileira —  na Basílica de Notre-Dame. O atentado em Viena realizado na segunda-feira (2) deixou, ao menos, quatro mortos e outras 14 pessoas feridas em diversos pontos. A ação começou ao lado de uma sinagoga. Ambas as ações foram reivindicadas por islamistas, mas foram condenadas pelas principais lideranças da religião islâmica no mundo.

Que Deus nos conceda a capacidade de protestar diante da injustiça e perguntar: Hashofet col haaretz lo iaase mishpát? Aquele que é juiz de toda a terra não agirá com justiça? Que saibamos proteger, com firmeza, uma democracia ainda muito frágil, como o cristal. 

 

Shabat Shalom

Rabino Michel Schlesinger