Ação Social

O Departamento de Ação Social é formado por dois grandes programas: o Lar das Crianças, com atuação no enfrentamento dos desafios para crianças e adolescentes; e a Ação Social, que tem foco e atuação nas questões de empregabilidade, terceira idade e assistência social.

No livro ‘Desafio e Resposta’, que conta a história da fundação da Congregação Israelita Paulista, Alice Irene Hirschberg escreve: “Suas múltiplas atividades de assistência social resultaram no aparecimento da CIP, que teve sua consolidação e expansão garantidas pela eficiência do Departamento de Assistência Social”.

Quando os primeiro imigrantes judeus se organizaram para receber e ajudar os que aqui chegavam, deixaram uma marca que ainda perdura em todas as ações sociais da Congregação: o empreendedorismo para inserção social e integração comunitária.

Estamos em novos tempos mantendo a mesma missão ao que precisarem, privilegiando-os pelo preceito judaico de tsedacá: justiça social, ampla, para todos.

Terceira Idade

O Departamento de Ação Social cria, através deste projeto, uma programação diversificada de atividades que estimulam conhecimento para o público acima de 60 anos, contribuindo com os principais aspectos biopsicossociais do indivíduo. O objetivo é favorecer a melhoria da qualidade de vida, a valorização da auto estima dos participantes das atividades, a prevenção do isolamento social e oportunidade de acesso a programas culturais.

Lar das Crianças

Somos uma Instituição sem fins lucrativos, pertencente a Congregação Israelita Paulista, que visa dar oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens dos quatro anos até seu encaminhamento profissional, oriundos de famílias em vulnerabilidade social.

Visite o Site