20:00 – Welcome coffee

20:20 – Havdalá com dança circular, com Tatiana Gorenstein (Salão Nobre)

21:00 Cao Hamburger: “Viva a diversidade, na arte, na sociedade e no judaismo” (Sinagoga Grande)

 

22:00 – Show de danças das lehakot da CIP: Ameinu – Nosso Povo (Salão Nobre)

22:30 – Comida: Pizza em Cone

 

23:00 – Sessão 1: 

Suzana Chwarts: “Ética e alteridade na bíblia hebraica: o significado de ser “um escravo no Egito”  (Sinagoga Pequena – Sala CEJ)

Sérgio Kalili: “Diversidade com naturalidade” (Auditório)

Átilla Kus: Pluralismo no Islã” (Mezanino)

Juventude da CIP: “Diversidade na educação das tnuot” (Sinagoga Grande)

Kelita Cohen:Diversidade de trajetórias encontrando-se no caminho do Sinai (3° andar – 2)


23:30 – Sessão 2:

Moacir Amâncio: “A poesia de Yehuda Amichai e os idiomas do autor (Sinagoga Pequena – Sala CEJ)

Jovens sem Fronteiras: Atuação social na comunidade judaica e nas periferias: conquistas e desafios em 10 anos de experiências” (Auditório)

Denise Lam: “Inclusão e diversidade no ambiente escolar: fazeres que beneficiam a todos” (Mezanino)

Leandro Tomchinsky-GalanternikDois judeus, três opiniões – diversidade na halachá” (Sinagoga Grande)

Arieh Goldenstein: “Um dois, Feijão com Arroz” (3° andar – 2)


 

00:00 – Sessão 3: 

Marta Topel: “Abordagens veganas das fontes e práticas judaicas: alguns dados, algumas reflexões” (Sinagoga Pequena – Sala CEJ)

Asi Garbasz: “Diversidade dentro da maior minoria muçulmana no mundo: árabes em Israel – Seus Dilemas, conflitos e relação com o estado Judeu” (Auditório)

Andrea Kulikovsky: “Casou? Quando vêm os filhos? Liberdade e acolhimento nas questões de fertilidade” (Mezanino)

Dylan Klass: “Diversidade de ver a cidade” (Sinagoga Grande)


00:30 – Show Manu Lafer e Matheus Aleluia: “Brasileiro, afro e judaico” (Salão Nobre)

01:00 – Pizzas em cone (Doce e Salgadas)


01:30 – Sessão 4 

Francisco Moreno: “O homem e a moeda: diversidade e unidade no pensamento rabínico” (Sinagoga Pequena – Sala CEJ)

Lilyth Ester Grove: “Hineini: De Ser Trans e Judia, Uma conversa sobre Gênero e Judaísmo” (Auditório)

Patricia Barlach: “Construções coletivas no judaísmo e seus valores numa sociedade diversa” (Mezanino)

 

 

 

02:00 – Sessão 5

Daniel Douek: “Diversidade na comunidade judaica: todo mundo é, exceto quem não quer” (Sinagoga Pequena – Sala CEJ)

Zeev Rosenhek: Diversidade e tendências de polarização na sociedade israelense” (Auditório)

Comunidades Emergentes: Diversidade do “onde” e do “como” praticar judaísmo: as comunidades emergentes” (Salão Nobre)


02:25 – Coffee Break


02:45 Fernanda Tomchinsk-Galanternik: “As múltiplas faces dos patriarcas” (Salão Nobre)

03:30 – Rogerio Cukierman: “Quando as teologias visitam o sidur: partes da reza visitadas por diversos pontos de vista” (Salão Nobre)


 

04:10 – Coffee Break 

04:30 –  Uri Lam: “Da Mishná à Svara – a diversidade de gênero na tradição judaica, da Torá aos nossos dias” (Salão Nobre)

 

05:10Ruben Sternschein: “O que é essencial? Diversidade de focos na Bíblia, no Talmud, na Kabalá,, na Filosofia e nas linhas atuais” – (Salão Nobre)

05:50 Fechamento Ticuners

 

 

 

*Contaremos com o suporte do Estacionamento Bio Park, que ficará aberto 24h para atender os participantes, as entradas deverão ser feitas pela Rua Consolação nº 2017 e pela Rua Bela Cintra nº 672 com um preço único de R$ 15,00.

*Contaremos com serviço de tradução em libras para os necessitados

Ruben Sternschein

Ruben Sternschein é rabino da CIP, bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College e doutor em Filosofia pela USP. Atuou como rabino em Barcelona e Jerusalém, dissertou em dezenas de universidades e foi o representante judaico no documento “Uma Ética Universal” da UNESCO.

Rogerio Cukierman

Rogério Cukierman é rabino da CIP com foco em outreach, professor do Instituto Ibero-americano de Formação Rabínica Reformista e pai de dois filhos. Formado pela Escola Rabínica do Hebrew College, na região de Boston, atuou como Diretor Executivo do Hillel da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Diretor da Área Judaica do Colégio I. L. Peretz, Coordenador Geral de Cultura Judaica da Escola Eliezer-Max e Sócio do Adolecá: Brincar e Aprender.

Fernanda Tomchinsky-Galanternik

Fernanda Tomchinsky-Galanternik é psicóloga formada pela PUC-SP e rabina pelo Seminario Rabínico Latinoamericano “Marshall T. Meyer”, de Buenos Aires. Durante dois anos e meio morou em Jerusalém onde estudou na Conservative Yeshiva e posteriormente no Instituto Schechter. Ante de começar seus estudos universitários fez intercambio no Rotorua Girls High School na Nova Zelandia.

Cao Hamburger

Cao Hamburger é cineasta, roteirista e produtor de cinema e TV. Entre suas maiores criações estão o Castelo Rá-Tim-Bum e “Malhação – Viva a diferença”, premiada em 2019 pelo Emmy Kids Awards. No cinema, dirigiu o filme “O ano em que meus pais saíram de férias” indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008.

Manu Lafer e Mateus Aleluia

Manu Lafer é cantor e compositor, tem um trabalho autoral de música brasileira e judaica.
Mateus Aleluia foi integrante do grupo Os Tincoãs, e também possuí um trabalho autoral, porém, de cunho místico.

 

Zeev Rosenhek

Zeev Rosenhek é professor de Sociologia e Diretor do Programa de Mestrado em Estudos Interdisciplinares da democracia na Universidade Aberta de Israel. Já foi professor visitante nas universidades Northwestern, Brown e New York University, nos Estados Unidos. Ele pesquisa e leciona nas áreas de sociologia política, sociologia econômica e economia política.

Andrea Kulikovsky

Andrea Kulikovsky é bacharel em Direito, chef e mãe de 3 filhos; diretora voluntária da área de Educação da CIP, estudante de rabinato no Instituto Ibero-americano de Formação Rabínica Reformista. Membro do International Youth Committee da WUPJ e da comissão de revisão do Plaut Chumash para o Português

Asi Garbarz

Asi Garbarz, 32, tem graduação em Estudos do Oriente Médio e História do Povo Judeu pela Universidade de Haifa. Pesquisador da sociedade árabe em Israel e sua relação com o estado judaico. Atual sheliach do Hashomer Hatzair Brasil e da Agência Judaica.

Kelita Cohen

Kelita Cohen é psicóloga, doutora em processos de desenvolvimento humano e saúde pela UnB; atualmente em formação rabínica pelo Instituto Ibero-americano Reformista. Seus temas preferenciais de pesquisa são a juventude, a mulher e os direitos humanos, na interface psicologia/judaísmo.

Patricia Barlach

Patricia Barlach é bacharel e licenciada em História pela USP. Professora de História e Cultura Judaica há 15 anos, professora nos cursos de Bar e Bat Mitsvá na CIP e de História Judaica na COGEA-PUC-SP. Atualmente integra coletivos de debate sobre judaísmo e democracia.

Suzana Chwarts

Suzana Chwarts é docente e pesquisadora da Bíblia Hebraica na USP. Possui graduação em Arqueologia e Culturas do Oriente Médio e mestrado em Jornalismo pela Universidade de Tel Aviv e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela USP.

Denise Lam

Denise Lam é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Pedagogia pela Faculdade Claretiano.  Diretora pedagógica e Coordenadora do Programa de Inclusão e Necessidades Especiais da Red House International School. Responsável pela implementação do Currículo Internacional Suiço IBO – Primary Year Programme na escola.

Leandro Tomchinsky-Galanternik

Leandro Tomchinsky-Galanternik é gerente Comunitário na CIP e estudante rabínico no Seminário Rabínico Latino-americano. Estudou Administração e Educação em Buenos Aires e Gestão Comunitária em Israel. Pai da Naomi e da Taly, marido da rabina Fernanda.

Sergio Kalili

Sergio Bromberger Kalili é proprietário da Hotz&Plotz Creative Content. Criador do projeto Liga da Mata, premiada como a melhor websérie de animação no Miami Web Fest, Festival de Webseries de Miami. Há 29 anos atua no mercado de confecção, em especial de fantasias e acessórios – ambiente que alimentou ainda mais seu imaginário para a criação deste universo.

Uri Lam

Uri Lam é psicólogo com mestrado em Filosofia, é Rabino Reformista ordenado pelo Programa Israelense de Formação Rabínica do HUC, em Jerusalém, Israel. Rabino da Congregação Beth-El, em São Paulo; professor do Instituto Ibero-americano de Formação Rabínica Reformista; membro de diversas organizações rabínicas, entre elas a CCAR (Reformista) e a Ohalah (Jewish Renewal). Faz parte do fórum nacional de diálogo inter-religioso entre judeus e cristãos. Casado Com Joyce Copstein, é pai da Yael e do Ariel.

Tatiana Gorenstein

Tatiana Gorenstein é psicóloga e focalizadora de danças circulares.

Atilla Kuş

Atila Kuş é natural da Turquia, curdo nato e mora no Brasil há 5 anos. Mestrando no Programa de Estudos Pós-graduados em Ciência da Religião pela PUC-SP, graduado em Letras Português Licenciatura pela UNINOVE. É secretário-geral do Centro Islâmico e de Diálogo Inter-religioso e Intercultural.

Marta Topel

Marta F. Topel é antropóloga, diretora do Centro de Estudos Judaicos/USP.  Autora dos livros “A ortodoxia judaica e seus descontentes: dissidência religiosa no Israel contemporâneo” e “Jerusalém & São Paulo: a nova ortodoxia judaica em cena”.

Daniel Douek

Daniel Douek é cientista social, pesquisador do Centro de Estudos Judaicos da USP.

Fabio Pelá Duarte (Comunidades Emergentes)

Fabio Pelá Duarte é cirurgião dentista formado na Universidade Federal do Paraná, com especialidade em cirurgia e traumatologia maxilo facial pela Universidade Metodista de São Paulo. Membro fundador da Associação Israelita Norte Paranaense – Beit Tikvá – Maringá , faz parte do Grupo de Diálogo Inter-religioso e multicultural, coordena o projeto de inclusão e atendimento a pessoas com necessidades especiais e pessoas privadas de liberdade (PPL).

Alfredo Silbermann (Comunidades Emergentes)

Alfredo Silbermann é o atual Presidente e um dos idealizadores da CICAPI (Congregação Israelita Capixaba). Gaúcho de Porto Alegre com ativa participação na vida comunitária, vive em Vitória desde 1990.

Raul Meyer (Comunidades Emergentes)

Raul Meyer é empresário e diretor da FISESP. Foi vice-presidente do Centro da Cultura Judaica

Moacir Amâncio

Moacir Amâncio possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo Atualmente é professor doutor adjunto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Literatura e Cultura Judaica, Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, poemas, cinema, judaísmo, literatura e artes plásticas.

Lilyth Ester Grove

Lilyth Ester Grove é mestre em Antropologia pela UNICAMP, onde estudou Gênero, Sexualidade e Judaísmo. Natural dos Estados Unidos, ela mora no Brasil há quatro anos e atualmente atua como pesquisadora UX (experiência do usuário), explorando acessibilidade e diversidade em design e serviços.

Campanha Social em prol dos projetos sociais da CIP:

Participe doando kits de higiene, sabonetes, pastas e escovas de dente.