Formado em psicologia e telejornalismo, Tiago Leifert foi editor-chefe e apresentador do Globo Esporte SP e da Central da Copa. É narrador no Brasil do game FIFA e apresenta os programas The Voice Brasil, Big Brother Brasil e Zero 1. Ao imprimir seu estilo pessoal, ele virou símbolo do chamado “jornalismo Tiago Leifert”.

Ele foi o convidado do rabino Dr. Ruben Sternschein, do debate online Desafios Contemporâneos, que aconteceu nesta quinta-feira, 11 de junho, com o tema: “Relacionamentos: na tela, na realidade e no judaísmo”.

Tiago, que fez Bar Mitzvá na CIP, falou sobre suas origens judaicas, de como a psicologia o ajudou a lidar com a ansiedade e a superar os desafios em sua carreira, e de como estar rodeado de pessoas que o conhecem e o acolhem o deixa confortável. “Com a psicologia aprendi que o tom de voz e o jeito como você olha ou fala fazem toda a diferença, até mesmo para desarmar ou incentivar uma situação”, disse ele.

O apresentador contou como foi criticado ao levar seu estilo bem humorado e descontraído para o Globo Esporte, “ quando me tornei chefe  do Globo Esporte, meu DNA judaico não permitiu retaliar ninguém, até mesmo os que falavam mal de mim, e essa foi uma das experiências mais desafiadoras da minha carreira”, destacou.

Tiago também falou sobre os cuidados que toma para não ser mal interpretado nas redes sociais e da importância de saber perdoar. “O perdão sumiu da vida das pessoas. Quando alguém faz algo errado,  precisamos dar uma chance para a pessoa mudar, pois a transformação é importante assim como o perdão”.

Ele também falou sobre as verdades por trás dos reality shows. “Tudo aquilo é um jogo, e todos sabem que estão lá para jogar, mas depois de três semanas de confinamento, as máscaras caem e as pessoas começam a mostrar quem são de verdade. Quem ganha o jogo, não é o mais bonzinho, nem o mais briguento, mas aquele que sabe aproveitar as oportunidades e se fazer escutar nos momentos certos”.

“No rabinato também temos esse desafio da verdade. Você é o mesmo quando está sozinho? Quando está com uma pessoa rezando ao seu lado? Quando está na frente de um grande público, como por exemplo em Iom Kipur? Quanto há de verdade no seu silêncio?, questionou o rabino Dr. Ruben Sternschein.

O evento Desafios Contemporâneos conta com o apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de: Itaú-Unibanco,  CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia e Rosset.

Confira o debate na íntegra clicando aqui.