Renovamos nossa esperança em comunidade ao longo da última semana com as atividades de Chanucá da CIP. Com uma intensa programação para todas as idades, estivemos juntos para o acendimento de todas as velas de nossas chanukiot, com debates, oficinas e celebrações especiais.
O primeiro encontro no contexto de Chanucá deste ano aconteceu no dia 03, um domingo, em que crianças, jovens e adultos se reuniram em uma oficina de chanukiot com as artistas plásticas Monica Guttman, Paula Jacobsberg, Sara Rosenberg e Suzy Gross. Clique aqui para saber como foi!
O acendimento da primeira vela, na quinta-feira, dia 07, foi em memória às vítimas dos atentados terroristas de 07 de outubro. A data marcou os 60 dias desde o brutal ataque em Israel, e mais de 100 pessoas compareceram para prestar suas homenagens. A cerimônia foi conduzida pelo rabino Ruben Sternschein ao lado da presidente da CIP Laura Feldman e do chazan Avi Bursztein.
Foram acesas 2 chanukiot, unindo os costumes de Hillel e Shamai. A vela da chanukiá Hilel foi acesa pelo cônsul geral de Israel, Rafael Erdreich. As 8 velas da chanukiá Shamai foram acesas por Claudio Lottenberg (presidente da CONIB), Aaron Keya (enviado especial adjunto dos EUA), Fernando Lottenberg (comissário da OEA para monitoramento e combate ao antissemitismo), Daniel Kignel (diretor jurídico da FISESP), Morris Kachani (diretor executivo do IBI), Laura Feldman (presidente da CIP, representando André Lajst, presidente executivo da Stand With Us), Jaime Wainchelboim (relações públicas do Fundo Comunitário) e jovens das tnuot da CIP, Avanhandava, Chazit Hanoar e Colônia da CIP.
No dia seguinte, acendemos a segunda vela de Chanucá e, no Cabalat Shabat, homenageamos e agradecemos ao rabino Rogério Cukierman pelo tempo que passamos juntos na CIP. Após anos de momentos significativos, nos despedimos com muito carinho do rabino Rogério. Confira as homenagens abaixo.
No domingo, dia 10 de dezembro, a Academia Judaica promoveu um bate-papo de tema “Valores e estratégias judaicas em tempos sombrios: sob as luzes de Chanucá”, com a rabina Kelita Cohen, o rabino Ruben Sternschein e Mário Fleck. O encontro foi uma continuação presencial das conversas sobre os desafios culturais, éticos, espirituais, políticos e militares que enfrentamos neste momento.
Confira abaixo a aula aberta na íntegra!
Após este bate-papo, acendemos a quarta vela de Chanucá e, às 19h, tivemos um encontro especial de Chanucá na Casa da Juventude para celebrar a diversidade entre os jovens e jovens adultos da comunidade. Com organização do MOV.LGBTQIA+ da CIP, Gaavah (IBI), Hineni (Fisesp) e das tnuot Avanhandava, Chazit Hanoar, Colonia da CIP, Habonim Dror, Hashomer Hatzair e Noam.
Com mais de 30 pessoas presentes, abordamos a história do chag, questionamos os conceitos de resistência e território e estudamos do Talmud o debate entre as casas de Hilel e Shamai sobre a forma de acender as velas. Veja as fotos abaixo!
No acendimento da sexta vela de Chanucá, dia 12 de dezembro, realizamos um kidush em ocasião da posse da nova diretoria da União do Judaísmo Reformista da América Latina. Nesta cerimônia conduzida pelo rabino Ruben Sternschein e chazan Ale Edelstein, Flavio Levi Moreira foi nomeado presidente.
Além disso, a diretoria também foi nomeada: Miriam Vasserman (1ª Vice Presidente), Adrian Sucari (2º Vice Presidente), Abrahão Dejtiar (Diretor Financeiro), Melina Sternberg (Diretora de Comunicação), Miriam Olchansky (Diretora adjunta de comunicação), rabina Kelita Cohen (Diretora de Conteúdo), Patricia Holzman (Diretora de Comunidades Hispanohablantes).