Chevra Kadisha | Falecimentos e cerimônias

Contato com Sérgio Cernea: 11 99204-2668/ 2808-6291. ou [email protected]

FALECIMENTOS:

  • Elysabeth Greiber, em 18/12, aos 82 anos
  • Aizik Helcer, em 30/12, aos 97 anos
  • Lisette Levy, em 30/12, aos 86 anos
  • Eliane Levy, em 13/01, aos 88 anos

 

SHLOSHIM:

 

MATZEIVA:

 

YAHRZEIT:

Retomando as atividades presenciais, a CIP promoveu no último domingo, 05 de dezembro, a apresentação beneficente do Cinema Judaico in Concert. Além de integrar as comemorações dos 85 anos da CIP, o evento marcou o Dia Internacional do Voluntariado e a última noite de Chanucá, com bênçãos dos rabinos Rogério Cukierman e Tati Schagas e acendimento das velas.

Apresentado por Dan Stulbach, o evento trouxe a trilha sonora de ícones do cinema judaico em suas diversas matizes culturais e de diversas épocas (como A Lista de Schindler, O Violinista no Telhado e O Príncipe do Egito), interpretadas por Ale e Isa Edelstein, Clara Verdier, Marcio Besen, Sabrina Shalom e as crianças do Coral da CIP acompanhados pela Orquestra de Câmara da CIP.

Em vários momentos, Dan Stulbach convidou o público presencial e virtual a fazer doações que serão destinadas aos projetos sociais da CIP, como o Lar das Crianças da CIP, o Núcleo da Maturidade, o Fundo de Bolsas da Juventude da CIP e o MOV 20:35 (Jovens Adultos).

O apresentador também destacou seu envolvimento com a CIP e a importância de iniciativas culturais como o Cinema Judaico in Concert:

A criação da Chevra Kadisha da CIP começou a ser discutida pouco tempo após a fundação da Congregação. Um dos motivos foi a preocupação de seus integrantes com a diferenças no ritual funerário, de acordo com a origem de cada uma das famílias. Assim, em outubro de 1937 foi fundada a Chevra Kadisha da CIP, com um grupo de voluntários formado por dez mulheres e seis homens, que se dedicou a esta importante e imprenscindível mitsvá de dedicação às famílias neste momento de dor.

O principal objetivo, até os dias atuais, é dispensar ao falecido um tratamento digno, adequado e honroso, estritamente em conformidade à halachá e às tradições de nossas origens. O serviço está disponível para sócios e não-sócios da CIP. Tão logo nossa Chevra Kadisha é acionada, todas as medidas e detalhes necessários (civis, legais, operacionais e religiosos) são imediatamente providenciados (remoção, preparação, cerimonial, liturgia,rezas na casa dos familiares, publicação de anúncio nos jornais, etc) com o comparecimento do responsável.

Desde a criação da Chevra, a colaboração de um grupo responsável pela confecção das roupas e lençóis utilizados nos rituais fúnebres foi fundamental. As voluntárias da Costura da Chevra Kadisha reúnem-se quinzenalmente e, entre elas, algumas são responsáveis pelo tahar (banho ritual), que é parte integrante do cerimonial funerário.

Ser voluntário de uma Sociedade Sagrada Funerária é uma das mais honradas mitsvot que existem. Caso tenha interesse em participar de um de nossos grupos, entre em contato através do email [email protected].