No fim de semana passado a Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria celebrou os 100 anos da sua existência e a CIP esteve presente representada pela rabina Tati Schagas e nossos conselheiros Fernando Lottemberg e Milton Seligman.

As celebrações iniciaram no Cabalat Shabat do dia 17 de junho, com serviço litúrgico a cargo do Centro Israelita Porto-Alegrense e conduzido pelo rabino Marcos Perelemutter e os chazanim Tiago Knijnik e Raquel Laks, além de músicos do grupo litúrgico do Centro Israelita. 

A pequena sinagoga esteva repleta, com os participantes acompanhando o serviço com grande emoção. No sábado, 18, as orações de Shacharit foram o momento em que, pela primeira vez na história da centenária sinagoga, uma rabina leu a Sefer Torá e fez a prédica. Mais que isso, em determinado momento a rabina Tati e a chazanit Raquel estiveram juntas na bimá, simbolizando a importância da mulher judia em nossas tefilot. 

No domingo, as homenagens continuaram, com orações conduzidas pela rabina Tati Schagas e pelo rabino Marcos Perelemutter, e os presentes agradeceram pela história de vida daqueles que iniciaram a história do judaísmo no Rio Grande do Sul e se espalharam pelo Brasil e pelo mundo.

Finalmente, o grupo visitou o Cemitério Israelita localizado no município de Itaara, 25 km de Santa Maria, onde ficava a Comunidade Philippson. O local abriga o primeiro cemitério judaico do Rio Grande do Sul, e possui cerca de 80 túmulos.

Em momento de forte emoção, os presentes saudaram a história de seus antepassados ao localizarem, nas lápides que ainda se encontram no local, lembranças de seus familiares que chegaram à comunidade Philippson com muitos sonhos e o desejo de exercer e praticar, livremente, sua religião, sua cultura e tradição.