O Ministério da Cultura e a Congregação Israelita Paulista apresentaram neste sábado, 17 de junho, no Salão Nobre da CIP, o espetáculo “Israel em passos e compassos: 75 anos de história através da dança e da música”. 

Unindo os departamentos de música e danças da CIP, Osher, Zman e Lehakat Nefesh, acompanhados pela Orquestra de Câmara da Congregação, o espetáculo, que integra a programação em comemoração aos 75 anos de Israel, o encontro mostrou a força da cultura e da tradição judaica.

“Um compasso deve ter uma de suas pernas firmes para que a outra possa girar em sua volta. Desde o primeiro congresso sionista, em 1897, presidido por Theodor Herzl, escolhemos a perna correspondente ao sionismo como nosso suporte, deixando a outra descrever o círculo da diversidade em vários âmbitos”, disse Laura Feldman, presidente da CIP, na abertura do espetáculo.

Com direção musical de Alexandre Travassos e Tania Travassos, e direção coreográfica de Berta Efraim e Jenny Smilovici Giordano, o show trouxe toda a potência dos jovens e adultos da CIP, além da participação dos cantores Alê Schinazi e Avi Bursztein.⠀

“O judaísmo vem sobrevivendo por duas palavras-chave: escolher o que faz sentido e interpretar o que faz sentido. É isso que fizeram nossos antepassados em cada uma das circunstâncias, é isso que a CIP tenta fazer há tanto tempo, e é isso o que fizeram cada uma e cada um de vocês hoje aqui com essas músicas”, disse o rabino dr. Ruben Sternschein.

O espetáculo “Israel em passos e compassos: 75 anos de história através da dança e da música” contou com patrocínio de Itaú-Unibanco, CSN, Banco Safra, GR Segurança, Rosset e Teleperformance, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.⠀