Um concerto beneficente realizado pela CIP no domingo, 13 de agosto, marcou as comemorações dos 75 anos de Israel. O evento, que lotou a Sala São Paulo, reuniu no mesmo palco o trompetista russo-israelense Sergei Nakariakov, apelidado de “O Paganini do trompete” e o “Caruso do trompete”, e o Maestro Isaac Karabtchevsky, nomeado pelo jornal The Guardian como um dos ícones vivos do Brasil, juntamente com 75 jovens da Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, a primeira orquestra originada em uma favela em todo o mundo.

O encontro foi marcado pela grande presença de autoridades como o vice-governador Felício Ramuth, a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton, assim como os cônsules de Israel, Rafael Erdreich, dos Estados Unidos, David Hodge, da Alemanha, Johanes Walner e Martina Hackelberg, de Luxemburgo, Jan Eichbaum, do Paraguai, Luis Ávalos, da Suíça, Pierre Hagman e da Moldávia, Flávio Bitelman. 

“Este concerto tem um significado especial, conectando o Dia dos Pais com essa grande apresentação, que envolve jovens que estão tendo a oportunidade de serem protagonistas do bem. Para mim é muito especial poder estar junto da comunidade judaica, do meu pai, meus irmãos e minha filha. Além disso, de poder trazer um pouco da nossa cultura através deste excelente espetáculo musical”, declarou Felício Ramuth.

“Hoje tivemos um lindo encontro em comemoração aos 75 anos de Israel, país que abriga um povo tão antigo e, ao mesmo tempo, tão jovem. Um encontro dos jovens da Orquestra Sinfônica Heliópolis, uma das mais lindas e importantes do nosso Estado, do grande Maestro Isaac Karabtchevsky, e deste renomado trompetista, Sergei Nakariakov, que veio de tão longe. Todos reunidos aqui na Sala São Paulo, que é um grande cartão postal da nossa cidade, o que prova o quanto estamos abertos para agregar toda essa comunidade cultural”, frisou Marília Marton. 

A presidente da CIP, Laura Feldman, e o rabino Dr. Ruben Sternschein subiram ao palco para dar as boas vindas ao público presente e agradecer aos patrocinadores e a toda equipe envolvida na concepção e na execução do evento.

“Um ano atrás, acompanhei uma masterclass do Maestro Yeruham Sharovsky e da solista Daniele Akta no Instituto Baccarelli. Foi nesse momento que me apaixonei pela Orquestra Sinfônica Heliópolis. E hoje, ver a Sala São Paulo completamente lotada para prestigiar esse concerto, me traz uma alegria imensa e a certeza de um sonho concretizado”, frisou Laura Feldman.

O Concerto ocorreu em prol dos projetos sociais da CIP e apresentou peças de Beethoven, Tchaikovsky e Mozart. O programa incluiu a Abertura Egmont Op. 84 de Beethoven, Variações sobre um tema Rococó Op. 33 de Tchaikovsky, Concerto para trompa e Orquestra n.º 4 em Mi bemol Maior, K. 495 de Mozart e Capricho Italiano Op. 45 de Tchaikovsky.

Sergei Nakariakov, considerado uma lenda no mundo da música clássica e que se estabeleceu como um dos trompetistas mais procurados no cenário internacional, arrancou efusivos aplausos do público, que se deleitou com o som suave e aveludado de seu trompete.

“Para mim é um prazer enorme estar no Brasil e ter essa calorosa recepção da comunidade judaica paulista. Durante os ensaios senti uma grande conexão com os jovens da Orquestra Sinfônica Heliópolis e seu Maestro Isaac Karabtchevsky, e dividir o palco com eles fazendo parte deste concerto fantástico foi um momento mágico”, concluiu Nakariakov.

O concerto pelos 75 anos de Israel foi realizado pela Congregação Israelita Paulista (CIP) e pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio de CSN, Unigel, Itaú, Safra, GR, Rendimento, Rosset e Teleperformance, com apoio da Golden Tree. A produção foi realizada pela Interarte e pelo Instituto Baccarelli.