Coragem para envelhecer

Parashá Chaiei Sara

A relação entre o trecho que lemos na Torá e a porção dos profetas, a Haftará desta semana, é o tema da velhice. “E Avraham envelheceu”, “E o Rei David envelheceu”.

midrásh nos chama a atenção para o fato de que nenhum outro personagem foi descrito como velho antes de Abrão. Os sábios interpretaram, assim, que a velhice não existia antes do Patriarca. As pessoas geravam descendentes e não era possível distinguir entre pais e filhos. Até que apareceu Avraham e Deus o presenteou com cabelos brancos que os rabinos denominaram de coroa.

Antes do falecimento de Avraham, que é descrito na parashá desta semana, a Torá relata por diversas vezes o envelhecimento do nosso primeiro patriarca e após cada uma destas afirmações, ele ainda alcança muitos dos seus objetivos.

Por que a Torá descreve o envelhecimento do Patriarca diversas vezes? Por que Avraham é descrito como velho quando ainda ia realizar muitas conquistas em sua vida?

Assim como o primeiro monoteísta da História, também nós envelhecemos diversas vezes em nossas vidas. A velhice descrita na Torá é a metáfora da passagem de uma etapa da vida para a próxima.
Envelhecemos quando nascemos, em nosso primeiro dia de aula, quando realizamos bar ou bat mitsvá, quando casamos, quando geramos filhos. Cada conquista de nossas vidas representa um aprendizado, um amadurecimento e uma velhice.

midrásh nos diz que até Abrão, não era possível diferenciar uma geração da outra. Isto significa que as pessoas não tinham a capacidade de amadurecer com suas experiências. Netos e avós poderiam ser confundidos. Aquele que já casou e teve filhos tinha a mesma maturidade de um recém-nascido. Se as gerações que vieram antes de Avraham não conheceram a velhice, era porque aquelas pessoas que não souberam crescer com as lições da vida.
Não existe tristeza maior do que passar pela vida sem aproveitar suas experiências. Viver intensamente significa crescer a cada experiência. Envelhecer segundo o midrásh é uma benção aproveitada por poucos.

Que possamos extrair sabedoria das nossas vivencias. Que tenhamos a coragem necessária para crescer com as experiências da vida. Que sejamos dignos da coroa da velhice. Tornar-se idoso é permitir tocar-se pela vida e podemos tomar esta decisão enquanto ainda temos muitos anos pela frente.

Shabat Shalom