Após o último Cabalat Shabat, o Cursinho Romã, iniciativa do MOV 20:35, realizou um jantar comemorativo de 3 anos do projeto, para reunir todos os que fizeram parte dessa caminhada e celebrar todas as sementes que eles plantaram até aqui. O jantar contou com a presença de quase 60 pessoas, incluindo docentes, voluntários, diretores da CIP, parceiros, patrocinadores, alunos, alunas e ex-alunos.

Fernando Sancovsky, um dos fundadores do cursinho, disse em seu discurso no jantar: “Criar o Romã sempre foi também expressão do meu ser judeu. E, neste momento, acho super importante reafirmar isso, principalmente depois do que ocorreu em Israel em 07 de outubro e da onda de antissemitismo que se viu depois. Por isso, eu me emociono de ver todas e todos aqui presentes, na CIP, após uma cerimônia de Shabat. Fico extremamente feliz de essa comunidade ter aberto suas portas, num dia tão importante como a sexta à noite, para recebê-las e recebê-los e espero que dê a dimensão para vocês, voluntários, docentes, estudantes e parceiros, da importância que a educação e a prática social têm aqui dentro da comunidade. Amós Oz, um autor israelense de quem gosto muito, diz em um dos discursos do livro “Como Curar um Fanático?”, inclusive uma leitura bem atual para os nossos tempos, que “nenhum ser humano é uma ilha, mas cada um de nós é uma península: em parte conectado com a terra firme da família, da sociedade, da tradição, da ideologia, etc. – e em parte voltado para os elementos, sozinho e em silêncio profundo.” E sinto que todos os aqui presentes, cada um a sua forma, permitiram que as nossas partes voltadas para o oceano de incerteza se encontrassem no sonho de uma educação e uma sociedade mais justa e democrática para formar o que hoje podemos chamar de Romã. Muito obrigado é o único termo que posso usar para quem comprou essa loucura conosco.”

O Cursinho Romã é um cursinho pré-vestibular totalmente gratuito e voltado para alunos de baixa renda. Em sua estrutura, o cursinho é formado por jovens da comunidade judaica e de fora dela que notaram a ausência de iniciativas voltadas para a educação popular dentre as diversas iniciativas educacionais judaicas como uma oportunidade: explorar o enorme potencial educativo da comunidade em prol da educação popular e da possibilidade de ingresso no ensino superior de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para acompanhar os próximos passos e projetos da iniciativa, siga o Cursinho Romã no Instagram (@cursinhoroma)!