“Liberdade é liberdade?” foi o tema do último encontro do ciclo Diálogos, moderado pelo ator Dan Stulbach, que recebeu o economista e cientista social Eduardo Giannetti no domingo (20) na CIP.

Ganhador de dois prêmios Jabuti e autor de vários livros sobre ética e as consequências sociais das transformações econômicas, Giannetti trouxe sua visão sobre o livre arbítrio, a vida em sociedade e o papel do Estado e a contrapartida entre polarização política e a cultura, entre outros tópicos.

O cientista social também falou sobre guerra, epidemia e os desafios que a humanidade terá que enfrentar no século XXI.

“As pessoas precisam fazer um exercício cauteloso da sua liberdade pois, às vezes, ao estarmos afirmando a nossa personalidade podemos estar afrontando direitos e restringindo a liberdade do outro. É preciso pensar, antecipar consequências e refletir sobre como o que fazemos impacta na sociedade e nas pessoas ao nosso redor”, refletiu Giannetti. 

O rabino Rogério Cukierman fez a abertura e o encerramento do evento, e traçou um parâmetro sobre liberdade e a comemoração de Pêssach:

“Estamos a quatro semanas da celebração de Pêssach, a festa da liberdade que nos leva a pensar sobre ela, tanto do ponto de vista coletivo — como foi o caso da saída dos hebreus do Egito — quanto do ponto de vista individual — quando podemos tomar nossas próprias decisões e de como elas impactam no coletivo”.

Ao final do evento, Dan apresentou diversas citações sobre liberdade ditas por Voltaire, Abraham Lincoln, Mussolini, Luis XIV, Winston Churchill, Anne Frank e Tiradentes e concluiu: “quando você tiver dúvidas sobre ética, pense em que mundo você quer deixar para o seu filho e de como você quer que ele se lembre de você”.

O debate, que também contou com a participação do público, tradução em libras e transmissão ao vivo pelos canais digitais da CIP, está disponível na íntegra abaixo: 

O projeto Diálogos é uma realização do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Academia Judaica e da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de Bemol, Itaú, CSN, GR Segurança, Focus Energia, Rosset e Helbor.