Abrindo o novo ciclo de debates da CIP, o Diálogos, Caio Blinder e Milton Seligman debateram nesta segunda-feira, 07 de março, com Dan Stulbach sobre a Guerra na Ucrânia e suas consequências.

Jornalista radicado nos Estados Unidos, Caio Blinder foi apresentador do Manhattan Connection (Globo News), atualmente é correspondente da rádio Jovem Pan em Nova York e da Tribuna Judaica, e contribuiu com seu grande conhecimento sobre o assunto:

“Costumo ser uma pessoa alegre e que gosta de fazer piadas, mas confesso que estou me sentindo muito sombrio, nervoso e inquieto com essa situação. Não sabemos avaliar como está a cabeça do principal ator dessa crise, que é Vladimir Putin, o qual considero um ‘gangster nuclear’. Essa é a primeira vez dentro da Europa que um país viola a soberania de outro país. A história vem acontecendo de maneira muito rápida e muitas vidas estão em jogo”

Ex-ministro da Justiça na gestão FHC, Milton Seligman, que é professor universitário do Insper e diretor da CIP, tentou explicar o inexplicável:

“Essa é uma maldita guerra, e nada pode explicar ou justificar o que está sendo feito. Porém, apesar de todo o risco nuclear, acredito que se olharmos com um pouco mais de distância e se tirarmos essa variável, creio que a Rússia vai perder essa guerra, é só uma questão de tempo. A grande pergunta é: o que faremos para que isso não ocorra de novo?”

O ator, diretor, apresentador e radialista Dan Stulbach, que conduziu a live, trouxe para o debate pontos como o papel de Israel como negociador do conflito, as comparações infundadas dessa guerra com o Holocausto e de Putin com Hitler, o efeito colateral das sanções, o poder dos Oligarcas russos e a crise dos refugiados.

Ao final do debate, Caio e Milton fizeram um alerta para as pessoas se informarem por meio de fontes confiáveis, sólidas e tradicionais, como a CNN Internacional e a BBC. 

O encontro on-line teve tradução em libras e contou com a interação do público. Confira a conversa na íntegra abaixo:

O Diálogos é uma realização do Ministério do Turismo através da Lei de Incentivo à Cultura, da Academia Judaica e da Congregação Israelita Paulista e conta com o patrocínio de: Bemol, Itaú, CSN, GR Segurança, Focus Energia, Rosset e Helbor, com apoio da revista Kadimah e Tribuna Judaica.

Anote na agenda!

O próximo encontro do Diálogos será no dia 20 de março. Fique atento às nossas redes sociais para mais informações!