Nas atividades da semana passada, os educadores do Manhigut, nosso curso de liderança para futuros madrichim, realizaram diferentes atividades para seus grupos com convidados de fora e de dentro da comunidade.

A turma de primeiro ano de curso recebeu visitas de membros da hanagá das nossas 3 tnuot, que eram: Sofia Novak, rosh chinuch continental da Chazit; Daniela Freier, rosh pnim da Colônia; e Beatriz Rubinsztain, rosh ksharim da Avanhandava, e mazkirá do Netzer Olami. Cada uma delas pôde contar mais sobre as bases ideológicas das tnuot que lideram. Depois, em clima de Shavuot, os chanichim tiveram de montar as “tábuas da lei” de suas respectivas tnuot, como parte da atividade com as convidadas.

A segunda turma do curso está dividida em 3 grupos desde o início do semestre, e cada um segue uma trilha diferente: Israel, Ticun Olam, e Práticas Judaicas. A trilha de Ticun Olam está trabalhando com o Projeto Juntos, e puderam conversar com Darcy da Silva Costa, que é o líder do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua, podendo debater sobre desigualdades sociais e formular um novo projeto a partir disso. A trilha de Israel recebeu duas visitas: rabina Tamara Schagas, aqui da CIP, e João Torquato, participante do coletivo Judeidade e Negritude, podendo conversar sobre os dilemas raciais e atuais do país. E por último, a trilha de Práticas Judaicas recebeu o rabino Rogério Cukierman, abrindo uma sessão de perguntas para tirar dúvidas sobre judaísmo e sobre sua trajetória pessoal. 

O Manhigut é um curso de lideranças proporcionado por e para a Juventude da CIP, focado nos chanichim mais velhos das tnuot. Com duração de dois anos, os participantes do curso podem aprender sobre diversos assuntos que estão englobados no mundo da hadrachá (ser madrich e educador). 

Para acompanhar os próximos passos do Manhigut, só seguir o Instagram da Juventude (@juventudecip)!