David Harris foi descrito pelo presidente israelense Shimon Peres como o “ministro das Relações Exteriores do povo judeu pelo trabalho que vem desempenhando à frente do American Jewish Committee (AJC) — uma das mais antigas organizações de defesa dos judeus nos Estados Unidos.  

Harris participou neste domingo, 13 de junho, do Dilemas Éticos Internacional, um esclarecedor debate ao vivo conduzido pelo presidente da CIP, Mario Fleck, e pelo rabino Michel Schlesinger.

Ao longo do encontro, foram abordados temas como o recrudescimento do antissemitismo; a obsessão de países e instituições sobre tudo o que acontece em Israel; a negação e a banalização do Holocausto; o papel das mídias sociais; os discursos de ódio; e o diálogo inter-religioso entre judeus, cristãos, muçulmanos e evangélicos.

Harris iniciou a conversa traçando um panorama sobre a sociedade americana e a comunidade judaica naquele país, e destacou sua preocupação com a polarização e com as ameaças à democracia liberal.

Ele também aproveitou para ressaltar o papel do AJC em intensificar a defesa dos valores democráticos. “Somos uma organização judaica, americana e global e vamos intensificar a defesa da transparência e dos valores democráticos liberais, bem como da proteção dos direitos das minorias, do respeito às opiniões distintas e a intensificação do combate ao antissemitismo”.

Segundo Harris, o antissemitismo não deve ser visto como um problema apenas dos judeus, mas sim como um câncer cujas metástases também vão destruir a sociedade maior. “Ao mesmo tempo em que temos que focar no combate ao antissemitismo, temos que educar a sociedade para que a nossa luta seja a deles e a deles seja a nossa, e para que juntos possamos nos fortalecer”, frisou David.

Quando questionado sobre as oportunidades e desafios do diálogo inter-religioso, David Harris destacou a viagem organizada pelo AJC com 62 líderes muçulmanos que visitaram Auschwitz, Birkenau, 75 anos depois da libertação dos Campos de Concentração. Todos se  surpreenderam quando os muçulmanos colocaram seus tapetes e conduziram ali mesmo, perto dos crematórios, um memorial pelas vítimas do Holocausto.

No final do encontro virtual, Mario Fleck e o rabino Michel Schlesinger agradeceram a participação do diretor do AJC. “Conversar com David Harris é sempre uma fonte de inspiração e de aprendizado. Agradecemos por seu tempo e por dividir conosco suas vivências e conhecimentos”.

O evento Dilemas Éticos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset, e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.