Em comemoração dos 70 anos do Estado de Israel, a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, sob regência do consagrado Maestro Yeruham Scharovsky e com solo do violinista israelense, Itamar Zorman, lotou o  palco da Sala São Paulo, nos dias 20 e 21 de agosto,  para concertos beneficentes em prol da Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP) e da Congregação Israelita Paulista (CIP), com apoio de A Hebraica e do Consulado de Israel em São Paulo.

O Concerto da primeira noite contou com a presença de autoridades, lideranças judaicas e convidados, além do público em geral, que puderam conferir em primeira mão,  a exposição  “Imagens de Israel”,  que reuniu as 22 fotos vencedoras do concurso fotográfico promovido pelas entidades organizadoras do evento e  que retratam diversos aspectos da sociedade israelense.

Nas duas noites, o Maestro, o Solista e a Orquestra, foram fortemente ovacionados pela plateia, que fez coro nos hinos do Brasil e de Israel e ao final da apresentação  foi brindada  com Tico- Tico no Fubá e Yerushalaim Shel Zahav.

Os programas incluíram: Mark Lavry, Danza Hora (do Poema Sinfônico “Emek”); Tchaikovsky, Concerto para violino em Ré; Dvořák, Sinfonia no. 7; Mendelssohn, Concerto para violino em Mi menor e Brahms, Sinfonia no. 1 em Dó menor.

Aproveitando sua vinda ao Brasil, o Maestro Scharovsky  dividiu o palco com as crianças da Camerata de Violões do Lar das Crianças da CIP, em um emocionado encontro realizado no  Teatro Arthur Rubinstein de A Hebraica, que teve  como proposta   estabelecer um ambiente de compartilhamento de experiências entre os integrantes da Orquestra e  as crianças da Camerata de Violões.

“A presença da Orquestra Sinfônica de Jerusalém em São Paulo, foi muito além da comemoração dos 70 anos de Israel, mas também uma maneira carinhosa de retribuirmos para a nossa cidade de São Paulo,  a acolhida que recebemos de gerações atrás, no pós guerra”, declarou o presidente da Fisesp,Luiz Kignel.

“Trazer a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, nos 70 anos de Israel, representou uma grande oportunidade de fortalecermos os laços entre sociedades , tão distantes geograficamente, mas, ao mesmo tempo, tão próximas na valorização da cultura e da ação social”, destacou o presidente  da CIP, Marcos Lederman.

“A nossa grande celebração foi constatar a união da nossa comunidade, neste momento comemorando os 70 anos de Israel. A emoção de quem compareceu bem simboliza essa sinergia”,  frisou o presidente de A Hebraica, Daniel Bialski.