O mês judaico de Av é marcado por duas datas antagônicas: Tishá BeAv, dia 9, e Tu BeAv, dia 15. Tishá BeAv marca a destruição do Templo de Jerusalém, a morte de milhares de pessoas e o exílio do remanente. Na narrativa rabínica, a causa principal da tragédia foi o ódio — tanto entre povos, quanto o interno, dentro do própria sociedade e comunidade.

Já Tu BeAv é conhecida como a festa do amor, na qual, segundo o Talmud, as pessoas saíam aos campos, ultrapassando suas diferenças sociais em busca do encontro com destinatários de sua paixão.

Em 2020, diante de todos os desafios sociais que enfrentamos, unimos as duas celebrações tendo o amor como principal pilar. A possibilidade do amor de unir e construir, em seus mais diversos modelos. Se a não-aceitação da diferença levou ao ódio e à destruição, a abertura à diferença é o que pode conduzir a construção que possibilita o amor.

Para isso, o rabino Ruben Sternschein e a psicóloga Raizel Rechtman irão se reunir em um bate-papo em comunidade para o programa especial de Tu BeAv, contando histórias reais sobre o que o amor pode construir, com depoimentos, música e contação de histórias.

A transmissão do programa será no dia 04 de agosto, terça-feira, às 19h30, e você pode acompanhar ao vivo clicando aqui.