Muito presente em nossa sociedade, o racismo se manifesta de diferentes formas. Para debater esse tema, o Ministério da Cidadania e a Congregação Israelita Paulista (CIP), realizaram dois debates acerca do assunto. 

No domingo, 05 de julho, o rabino Dr. Ruben Sternschein recebeu a historiadora e professora da USP e da Princeton University, Lilia Schwarcz, para um debate integrando o ciclo Desafios Contemporâneos com o tema: “Raça, gênero e religião: história e atualidade da discriminação no Brasil”

Lilia falou sobre os principais desafios do Brasil em relação ao racismo, questões de gênero e infanticídio, além do papel da história e de como novos governos criam novas narrativas. “Muitas vezes esquecemos das nossas maiorias que são minorizadas. Uma história crítica é a que indaga sobre o seu silêncio. Precisamos aprender que quanto mais diversos formos, melhores seremos. É preciso defender os diferentes e está na hora de começarmos a agir e  a dividir privilégios”. 

“Na tradição judaica, antes de qualquer coisa, os seres humanos são imagem divina,  criados com o pó da terra dos quatro cantos do mundo. Só a partir disso que podem ser classificados”, destacou o rabino Dr. Ruben Sternschein.

O debate sobre racismo teve continuidade no dia 07 de julho com o evento Dilemas Éticos, no qual o rabino Michel Schlesinger dialogou com Djamila Ribeiro, considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. 

Djamila destacou um paradoxo de sua vida, comparando as oportunidades que teve, como o acesso a uma educação crítica e a políticas públicas,  e a vivência da maioria da população negra e pobre, cujas desigualdades estão cada vez mais escancaradas. “Nosso legado não é só de dor, mas de luta e resistência. Precisamos cada vez mais de aliados nessa batalha, que não é só dos negros, mas de toda a sociedade brasileira”, destacou. A ativista também falou sobre sua viagem a Israel e esclareceu que é crítica ao governo israelense, e não ao seu povo, e que é preciso fazer essa diferenciação.

“Na tradição judaica existe a preocupação com o pluralismo. A diversidade nos enriquece e não nos ameaça, pois somos diversos dentro de nós mesmos”, concluiu o rabino Michel Schlesinger. 

Os eventos Desafios Contemporâneos e Dilemas Éticos são uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e contam com o patrocínio de: Itaú-Unibanco,  CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.