O terceiro encontro do ciclo de conversas “Multiplicando as opiniões, reconstruindo a visão” aconteceu na noite de ontem, 22. A rabina Luciana Pajecki Lederman e os rabinos Dario Bialer, Joseph Edelheit e Michel Schlesinger conversaram sobre o tema “O que está faltando?”.
O ciclo de conversas é resultado de uma coalizão de seis sinagogas em cinco estados, reunindo 12 rabinos ligados a três movimentos do judaísmo liberal. Os encontros, nas semanas que antecedem Tishá BeAv, têm como pauta questionar e refletir sobre os desafios que enfrentamos na atualidade, sob uma perspectiva judaica.
Respondendo à questão principal que permeou a conversa, o rabino Michel afirmou que “o que está nos faltando é a capacidade de nos apaziguar — com aquilo que somos e aquilo que não somos, com o que temos e com o que não temos. Compreender que a vida é uma grande pergunta em aberto, um grande caminho”.
Segundo o rabino, é possível afirmar que a força de Deus, na Torá, está justamente no que lhe falta. “No princípio, Deus ocupava todo o Universo. Para criar o mundo, o Eterno contraiu-se para dar espaço à Criação”, ele disse.
A falta de capacidade de sermos realmente pluralistas, mesmo dentro da própria comunidade, foi apontada como uma das principais razões pelas quais enfrentamos crises atualmente pela rabina Luciana. “Parte da nossa crise vem de uma crise de linguagem”, ela refletiu, “uma inabilidade de usar a linguagem para construir uma sociedade justa, onde possamos reconciliar nossos interesses divergentes”.
Para a rabina Luciana, a crise de linguagem que enfrentamos hoje influenciou nos eventos que levaram à destruição do Templo em Tishá BeAv. Segundo ela, no momento de cura pós-destruição, a repaginação da fala foi um fator primordial.
Para ver a conversa na íntegra, você pode assistir à transmissão ao vivo clicando aqui.
O último encontro será na próxima quarta-feira, dia 29, às 19h30, com o tema “Reconstruindo Conjuntamente”, e contará com a presença de todos os rabinos que participaram das conversas anteriores.