Ticunzinho

Confira os materiais preparados especialmente para os pequenos e não tão pequenos, que podem vivenciar Shavuót em diálogo com o tema do nosso Ticun da Virada!

Buscamos uma diversidade de formas de expressão e manifestação, na busca por acessar as muitas infâncias e suas possibilidades, e separamos os materiais por contextos de aprendizagem.

Para aprender lendo e experienciando

Aqui você encontrará três materiais desenvolvidos pelos nossos educadores com diferentes níveis de profundidade e desafio, sempre propondo experiências e reflexões. Esse material é melhor utilizado se intermediado por um adulto, a sua proposta é valorizar um diálogo e uma construção de pensamentos entre adultos e crianças.

Para introduzir

A Torá nos conta que somos feitos do pó da terra! Não somos nós e a terra, somos um.
Esse material traz inspirações para olharmos para a natureza de formas mais contemplativas, podemos pensar esse processo como uma forma de nos contemplarmos também.

Para estimular 

Como diz o Talmud “salvar uma pessoa é como salvar o mundo inteiro”.
Esse material traz um conto judaico que inspira crianças de todas as idades a pensar e agir e recorda que uma pequena ação, mesmo que para uma pessoa, pode fazer uma diferença para todos ao redor.

Para desafiar

O ditado popular diz que “um judeu, duas opiniões”.
Esse material traz um dilema ético atual e desafiador para crianças e adultos e uma pluralidade de vozes e fontes judaicas, para nos dar suporte para dilemas como esse.
 

Para aprender vendo e ouvindo

Neste espaço você terá acesso direto a dois links dos vídeos produzidos pela equipe especialmente para essa data. Os textos antigos, sem ilustrações, dão espaço para a subjetividade, fantasia e imaginação. Aproveitem para explorar com as crianças como elas imaginam essas narrativas.

Para aprender jogando e brincando

Ambiente destinado aos jogos online, onde as crianças podem ampliar, aprofundar e reforçar os conhecimentos já existentes, construir novos de forma autônoma. O jogo e a brincadeira são a linguagem natural da criança, assim esta é uma ótima ferramenta para a construção da relação e aproximação delas com os costumes e a festa de Shavuót.

Para todas as idades:

Para crianças em alfabetização:

Para crianças alfabetizadas: