Alexandre F. Travassos

Alexandre Fracalanza Travassos é clarinetista e compositor residente em São Paulo desde 1980. Estudou clarinete na Escola Municipal de Música de São Paulo e posteriormente na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente é monitor instrumentista da Orquestra Experimental de Repertório. Como compositor, já recebeu diversos prêmios e menções com suas composições no Brasil e no exterior como o 1° Concurso de Composição para banda sinfônica da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, o Penfield Commission Project (EUA, 2001), o 3º Prêmio Guerra-Peixe de composição para orquestra (2001), o Outdoor Composition Contest (EUA, 2010), o Otto-Ditscher-Preis (Alemanha, 2011) e o Prêmio Funarte de Composição Clássica de 2011. Suas músicas já foram executadas em diversos países e são editadas pela Cayambis Music Press.

 

Tania Frenkiel Travassos

Tania Frenkiel Travassos é pianista e maestrina de São Paulo. 

Estudou no Conservatório Musical Souza Lima em 1985 e no CLAM em 1994. Frequentou o Curso Regência Coral Infantil do SESC com Gisele Cruz em 1997 e o Curso de Aperfeiçoamento em Regência Coral da USP em 2004.

Atuou em diversos espetáculos de cultura judaica, como na Banda Klezmer Brasil e no show Yiddishe Vaudeville com o tenor Mauro Wrona.

Trabalha ou já trabalhou intensamente nas principais instituições judaicas de São Paulo como Shalom, Hebraica, colégios Iavne, Alef e Renascença. Atualmente é maestrina da Congregação Israelita Paulista.

 

Daniela Adoni

Diretora e produtora teatral, Arte Educadora e Atriz, formada pelo Senac com especialização na New York Film Academy, além de graduada em Comunicação pela ESPM. Com 20 anos de experiência na área, atualmente, é professora de teatro e Coordenadora de Eventos do Colégio Iavne e Coordenadora do Departamento de Teatro da rede Red Balloon de escolas de inglês. No palco, dirigiu e produziu diversas peças em escolas e teatros de SP.

 

Dan Stulbach

Dan Stulbach fez José e seu Manto Technicolor na CIP quando tinha 12 anos. Depois tornou-se um dos maiores atores do país. É premiado e reconhecido no teatro, cinema e televisão com personagens que marcaram e são lembrados por todos. Sempre fala da sua origem judaica e também é apresentador e diretor.

 

Clara Verdier

Clara Verdier é artista internacional com mais de 10 anos de experiência profissional. Ela é Bacharel em Artes Cênicas (Escola Superior de Artes Célia Helena) e em Administração de Empresas (Fundação Getúlio Vargas-EAESP). Também estudou interpretação clássica na London Academy of Music and Dramatic Arts. Clara foi a protagonista Christine Daaé na turnê mundial do espetáculo O Fantasma da Ópera, e foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo seu trabalho como Cosette em Les Misérables que realizou tanto em São Paulo quanto na Cidade do México. Clara também participou de grandes musicais, entre os quais estão: A Noviça Rebelde, O Despertar da Primavera, As Bruxas de Eastwick, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos e O Elixir do Amor.

 

Músicos:

Jefferson Silva

Bacharel em percussão pelo instituto de artes da Unesp, atualmente é percussionista e produtor do grupo de percussão À4, que criou em 2017. Baterista da banda instrumental Funkfize e também compõe o naipe de percussão da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo.

 

Marcelo Cohen

Graduado em guitarra pela Faculdade Santa Marcelina, desde 1998 atua profissionalmente como instrumentista (violonista, guitarrista e trombonista), arranjador e produtor, tendo se apresentado com diversos grupos como Banda Bong, Big Band da Escola Municipal, Big Banda Santa, Orquestra Nuo, Grupo Samambaia, Klezmer 4, Simcha Band, Freeka Jazz, Nau Brazilis, Banda La Mota, Gioia, Um Tza Fanfarra, Nasser Morelli, Theo C 7, Fortuna e outros.

 

Alexandr Lurcik 

Começou seus estudos de música e de violino em 1969, quando tinha 8 anos, na escola de música de Koretz, Ucrânia. Em 1977, entrou no Colégio Estadual Musical de Rovno (Ucrânia), onde iniciou seus estudos no contrabaixo. Em seu 3° ano, foi convidado a trabalhar na Orquestra de Câmara da Filarmônica de Rovno. Entre 1981 e 1986, estudou no Conservatório Estadual de Odessa com o prof. Yuri Mironenko, se formou no Conservatório de Kishinev (Moldova) com o professor Vasily Mazureanu e foi membro integrante da Orquestra do Estúdio de Ópera e da Orquestra do Teatro de Comédia. Musical como chefe de naipe, além de integrar a Orquestra Sinfônica Filarmônica Nacional da Moldávia. Entre 1988 e 1997, obteve o prêmio no Concurso Internacional dos países da Europa Oriental,

passou a ser chefe de naipe dos contrabaixos na Orquestra Sinfônica Filarmônica Nacional da Moldávia. Durante esses anos foi professor de Contrabaixo no Conservatório Estadual e ingressou na Orquestra de Câmara do Teatro Nacional “Eminescu”, no Conjunto de Música Moderna “Ars Poética”, além de realizar turnês na Itália, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Suíça, Romênia, Rússia e Peru. Em 1998 foi convidado para participar da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, onde após um ano, passou a desempenhar o papel de chefe de naipe dos contrabaixos. Entre 2004 e 2006 trabalhou na OSESP, onde realizou gravações de CDs, além de turnês em alguns estados do país e pelos países do Cone Sul da América Latina. Atualmente é chefe de naipe dos contrabaixos da OER (Orquestra Experimental de Repertório) do Teatro Municipal de São Paulo, onde atua desde 2006.

 

Estela Cerezo Ortiz

Natural de São Paulo, tocou em várias orquestras e grupos de câmara, dentre eles: Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra de Câmara Villa Lobos, OSESP, etc. Atualmente é primeira viola da Orquestra Sinfônica da USP.

 

Julio Cerezo Ortiz

Primeiro violoncelista da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), é bacharel em música graduado pela Universidade Mozarteum de São Paulo e professor da Universidade Alcântara Machado (FIAM – FAAM Centro Universitário/Complexo Educacional FMU). Músico de orquestra, solista e camerista renomado, obteve sua formação musical com os violoncelistas Gretchen Miller, Calixto Coraza e Antonio Del Claro. Apresentou-se nos Estados Unidos, Argentina, Bélgica, Áustria, Suíça e Nova Zelândia, sempre divulgando a música brasileira em importantes festivais, como o 5º Zuid Amerikaans Kamermurziek, na Bélgica. Na sua discografia consta um CD, onde interpreta as Suítes Brasileiras para Violoncelo Solo do compositor Aleh Ferreira.

 

Cláudio Micheletti 

Formado em 2004 na Liszt Ferenc Academy of Music em Budapeste (Hungria), estudou sob orientação da professora Eszter Perenyi. É ganhador dos Concursos Jovens Solistas da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório por três anos consecutivos.

É detentor do II Prêmio do X Concurso Eldorado de Música Erudita – 1999. Foi membro fundador do Quarteto Camargo Guarnieri (Elisa Fukuda, Cláudio Micheletti, Renato Bandel e Raiff Dantas). Atuou como solista diante das Orquestras OSESP, Camerata Fukuda, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, entre outras. Foi Spalla da Camerata Fukuda durante 10 anos. Gravou a obra completa de Osvaldo Lacerda para violino e piano, a convite do próprio compositor. Foi Spalla da Orquestra Bachiana Filarmônica (João Carlos Martins) durante o período de 2010-2012. Atualmente é Spalla (Professor de Orquestra) da Orquestra Experimental de Repertório (OER) e Spalla da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP). De 2008 até 2019 foi professor de violino na Faculdade Cantareira, e de 2009 até 2017 ministrou aulas no Instituto Bacharelli. Em 2011 foi solista no Avery Fisher Hall Lincoln Center em New York, em turnê realizada pela Orquestra Bachiana Filarmônica.

 

Luciano Melo

Luciano Melo é integrante da Orquestra Experimental de Repertório desde 1994, também atua na Orquestra Sinfônica da USP desde 2001.

 

Cantores:

Ale Edelstein 

Ale Edelstein é publicitário e ator de formação, cantor litúrgico por vocação. Vocação essa que começou quando era menino e fez a “loucura” de participar de um teste para cantar no coral litúrgico da CIP. Cantou um rock e foi aprovado. O resto é história… Assim, começou sua conexão com a religião e a espiritualidade. E, também, a vontade de comunicar por meio da música. Hoje trabalha como educador e chazan (cantor litúrgico) da Congregação Israelita Paulista. Tem dois filhos incríveis: a Isa e o Martin; um disco, também muito legal, chamado Yedid Nefesh/Amigo da Alma.

 

Marcio Besen

Nascido em São Paulo em 03 de junho de 1964, o chazan (cantor litúrgico) Marcio Besen é formado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da USP em 1986. 

Foi integrante do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo de 1990 a 1993, sob regência do Maestro Samuel Kerr, e cantou de 1999 a 2012 no Coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) na Sala São Paulo, sob regência da Maestrina Naomi Munakata.       

Cantou e regeu, por 12 anos, o coral das Grandes Festas no colégio I.L.Peretz, e durante 5 anos cantou e regeu o coral das Grandes Festas no Beit Chabad do Morumbi. Foi coordenador de atividades musicais na Hebraica de São Paulo, foi regente do coral de funcionários do Hospital Israelita Albert Einstein, e atualmente rege o coral do Centro Cultural Israelita Brasileiro de Santos e o coral da Associação Religiosa Israelita de Santo André, que unidos formam o Coral Kadosh.

Deu início a seus estudos de chazanut com Tufik Savoia e Geraldo Lewinski em 2004. Atuou como chazan itinerante em pequenas comunidades do interior do estado de São Paulo, sob supervisão da Federação Israelita do Estado de São Paulo e na Sinagoga Bnei Chalutzim de Alphaville/SP. Atua como chazan e diretor musical na Sinagoga Templo Beth-El desde 2007.

 

Sabrina Shalom

Nascida em São Paulo, dia 17 de setembro de 1981, começou a cantar profissionalmente em 2003 quando conheceu o Maestro Carlos Slivskin (In Memorian) z’l.  De 2003 a 2011 fez diversos shows em navios, casamentos, cerimônias, Bar e Bat Mitzvá, festas e apresentações em geral na comunidade judaica. Gravaram e lançaram em 2005 o CD Shalom Aleichem com as mais belas músicas judaicas pela gravadora Azul Music. Sabrina também fez parte do elenco de vários musicais, entre eles: José e Seu Manto Technicolor, dirigido por Iacov Hillel e com a direção musical do Maestro Carlos Slivskin, em 2007 no Teatro Sérgio Cardoso. 

De 2006 a 2007 foi solista do Coral Cultura mantido pelo conservatório de Guarulhos e sob a coordenação da Maestrina Déborah Rossi. Cantou por 5 anos na Hebraica de São Paulo nas Grandes Festas no Coral Zemer dirigido e regido por Sima Halpern (2013 a 2017). Estudou musicais de 2007 a 2013 na Casa De Artes Operaria. Foi convidada por Tiago Abravanel para fazer parte de suas 2 primeiras produções musicais: What About Love? e Broadway no Divã. As apresentações foram feitas em 2012 e 2013 no Teatro Imprensa. Estudou canto com Andréia Vitfer, Carlos Slivskin e Helly – Anne Caran. Desde março de 2018, atua como chazanit na Sinagoga Templo Beth-EL de São Paulo. 

 

Luciano Melo

Iniciou sua experiência orquestral na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo em 1991, permanecendo até 1994, quando ingressou na Orquestra Experimental de Repertório, onde atualmente é monitor responsável pelo naipe de trompetes. Em 2003, passou a integrar a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, onde ainda atua. 

Com carreira em São Paulo, já atuou como convidado em grandes montagens de óperas e espetáculos musicais em outras grandes orquestras de São Paulo, como a OSESP e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

 

Lucas Gonçalves

Mestrando no programa de Pós-Graduação da ECA/USP, na área de processos de criação musical, Lucas Gonçalves de 29 anos desenvolve junto com a sua professora/orientadora Luciana Sayure Shimabuco pesquisa sobre os aspectos idiomáticos e interpretativos da suíte Prole do Bebê nº2 “Os Bichinhos” de Heitor Villa-Lobos, bem como as característicos do pianismo do compositor. Iniciou seus estudos de piano aos sete, na cidade de Cubatão, formando-se na Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, em 2010, sob orientação de Josvâine Diniz Santos. Nessa mesma época, obteve uma bolsa de estudos durante o Concurso de Piano de Cubatão para estudar com o professor Ciro Gonçalves Dias Júnior. Obteve o primeiro lugar nos principais concursos de piano do país: Maestro Rodrigo Tavares, Maestro Souza Lima, ArtLivre, Lorenzo Fernândez e Arnaldo Estrella. Foi vencedor ainda do Grande Concurso Jovens Solistas Eleazar de Carvalho (OJESP), em 2011, do Concurso Jovens Solistas CMU/OCAM em 2012, com o Concerto de Schumann e do Concurso Internacional de Piano Concertos de Piracicaba em 2016, com o Concerto em Sol Maior de Ravel, que executou com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Recebeu ainda o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Interpretação da Obra para piano de Osvaldo Lacerda em 2015. Participou do Festival Música nas Montanhas e do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. A convite da professora Luciana Sayure, desenvolveu trabalho pedagógico como monitor PEEG do curso de bacharelado em piano da USP entre 2015-2016. Foi bolsista do Concurso Internacional de Piano BNDES, no Rio de Janeiro, o que lhe permitiu realizar cursos de aperfeiçoamento com Amy Lin, em Strasbourg, (2014), Cristina Ortiz, Bordeaux (2016) e Ewa Kupiec, na região da Umbria, Itália (2016). Formou-se Bacharel em música com habilitação em piano na USP, sob orientação dos pianistas Luciana Sayure e Eduardo Monteiro em 2017, estudando depois por dois anos sob orientação da professora Marisa Lacorte. Por dois anos, foi indicado como professor do programa de Bolsas de Estudo da Cultura Artística e da Fundação Magdalena Tagliaferro. Atualmente, desenvolve trabalho pedagógico com os alunos da graduação através do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), sob supervisão de sua professora e orientadora, Profª Drª Luciana Sayure. É pianista/monitor da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo e professor de piano do Centro Suzuki de Educação Musical e no Instituto Fukuda.