Abrimos a nossa programação de Elul com uma atividade para os nossos pequenos e suas famílias no último domingo (20). No encontro “Teshuvá também é assunto de criança!” abordamos a importância de refletir sobre nossas ações desde a infância.

Com 14 pessoas presentes, momentos de reflexão deste período do calendário foram ilustrados para as crianças por meio de brincadeiras com sons e movimentos do corpo. Todos brincaram e se divertiram muito, numa interação muito potente e prazerosa entre os pequenos e suas famílias.

O arte-educador e músico Daniel Muray conduziu a contação de histórias tecendo paisagens sonoras diferentes, com uma variedade de instrumentos musicais. Em sua presença, as crianças puderam explorar e sentir as emoções que os sons traziam — assim como o toque do shofar nos inspira neste momento do ano.

As crianças estão em fase de exploração e aprendizagem, constantemente aprendendo a existir no mundo a partir de seus erros e acertos. O mês de Elul nos inspira a refletir sobre como podemos ser a melhor versão de nós mesmos e, neste momento de introspecção, é importante tratar o tema desde a primeira infância, para que esse processo se torne leve e autêntico, alinhada à identidade judaica que buscamos construir e desenvolver junto às crianças.