A cada ciclo de 50 anos, ensina a Torá, que todos os escravos e empregados devem ser libertados. Este será “Shnat Iovel”, o ano do Jubileu.

Nas palavras da Torá: “E santificareis o quinquagésimo ano e proclamareis liberdade em toda a terra, para todos os seus moradores; ano de Jubileu será para vós.”

Este versículo aparenta ser um pouco confuso. Se a Torá estava se referindo à liberdade de escravos e trabalhadores, então por que usou a expressão “liberdade para todos os seus habitantes”?

Na verdade, apenas alguns dos habitantes ficariam livres. Os patrões nunca tinham sido escravos, logo não seriam libertados. Ou também seriam?

Era uma tarde fria e o Rabino Isser Zalman Melzer, reitor da Ieshivá Etz Chaim de Jerusalém,  estava voltando para casa depois de passar o dia na Ieshivá. Estava com o seu sobrinho David Finkel, que normalmente o acompanhava até em casa.

O Rabino Melzer começou a subir as escadas do seu apartamento em Jerusalém. De repente, o Rabino parou e voltou para trás como se tivesse esquecido alguma coisa. Quando chegou na rua,  começou a caminhar sem destino, muito pensativo.

O vento começou a soprar cada vez mais forte, mas apesar do frio, o Rabino continuava na rua. Seu sobrinho não conseguiu se controlar e perguntou: “Por favor, rabino, qual é o problema ?”. E o rabino respondeu: “espere só mais alguns instantes.”

“Mas tio”, insistiu o rapaz, “está ficando muito frio. Me responda. O que você está esperando ?”.

O Rabino Melzer percebeu que não poderia mais guardar os motivos em segredo. “Vou te explicar”, disse ele.

“Quando eu subi as escadas, escutei a moça que vem toda semana limpar a minha casa. Ela estava esfregando o chão da cozinha e cantando enquanto trabalhava. Se eu tivesse entrado em casa, ela ficaria envergonhada e pararia de cantar. E como a música faz com que o trabalho dela fique mais agradável, eu não quis dificultar as coisas e retirar o prazer da sua canção. Então, apesar do frio, eu decidi esperar aqui fora até que ela termine o seu trabalho e a sua música. Aí, eu entrarei em casa.”

A Torá usa uma expressão fantástica para resumir o verdadeiro significado da relação de trabalho: “Proclamareis liberdade para todos.”

Quando alguém emprega uma pessoa, ele também está em dívida com o seu empregado.

Além do pagamento, o empregador é responsável pelas condições de trabalho, os sentimentos do empregado e o seu bem-estar. Ele deve fornecer um ambiente seguro, e principalmente se comportar com “mentchlichkeit”, com decência.

Então, quando chega o jubileu e os trabalhadores voltam para casa, eles não são os únicos que conquistam a liberdade. Uma grande responsabilidade é retirada dos ombros dos patrões também.

O Iovel é geral e a liberdade é declarada a todos, sem exceção.

Precisamos aprender a respeitar, da mesma forma, patrões e empregados. E deixar com que terminem de cantar a sua canção, sempre!

 

Shabat Shalom

Rabino Michel Schlesinger

54774896 - business people meeting corporate connection togetherness concept