No próximo sábado (27) o Cursinho Romã terá seu primeiro dia de aulas! Trata-se de uma das iniciativas do MOV 20:35, grupo de jovens adultos da CIP.

Após um processo seletivo, 30 alunos ocuparam as vagas disponíveis para estudar gratuitamente aos sábados com os 24 docentes do cursinho. O material didático já foi distribuído aos alunos e a equipe do Romã já fez seu 1º Encontro Geral, reunindo professores, monitores, coordenadores e membros do projeto para alinhar o início do semestre.

 

A iniciativa

O Cursinho Romã foi batizado em homenagem à simbologia milenar da fruta e sua ligação com o judaísmo — por ser formada por 613 sementes, mesmo número de ​mitzvot. Pensando nisso, por meio do projeto, os responsáveis almejam proporcionar novas oportunidades para os alunos espalharem suas próprias sementes pelo mundo.

Com foco na prova do ENEM e inspirado no valor de Ticun Olam — que representa o desafio do ser humano de buscar a justiça social, a liberdade e a igualdade —, o cursinho visa ampliar os horizontes de acesso ao Ensino Superior para pessoas de baixa renda, e ser um agente ativo na democratização do acesso às faculdades.

A equipe idealizou o projeto no fim de 2019, para colocá-lo em prática ao longo de 2020. “O principal desafio que enfrentamos para viabilizar a iniciativa foi a pandemia”, conta Felipe Schwartz, gestor do Cursinho Romã, “o âmbito educacional precisa muito desse contato presencial”, ele afirma.

O mesmo obstáculo que o cursinho enfrentou para se estruturar, foi o que o tornou mais necessário do que nunca. Segundo a pesquisa “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”, do CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude), 49% dos jovens já pensou em desistir do ENEM ao longo da crise, e quase um terço já pensou em abandonar a escola.

Cientes da profunda desigualdade social que enfrentamos no Brasil, o Cursinho Romã é composto por jovens que acreditam na educação — tanto no sentido mais amplo, enquanto motor de desenvolvimento do país, quanto num olhar mais micro, particular e pessoal, no sentido de expandir os horizontes de possibilidades para nossos alunos e de eles serem agentes de sua própria vida.

“Nossa expectativa para o ano letivo é, principalmente, conseguir colocar os alunos em uma posição melhor do que a que eles entraram”, afirma Felipe Schwartz, “seja entrar na faculdade, seja arrumar um novo emprego”.

Para conhecer melhor o projeto, siga @cursinhoroma no Instagram. Para saber mais sobre as iniciativas do MOV 20:35, clique aqui e conheça os projetos!