No sábado, dia 22, realizamos na CIP o terceiro e último encontro do ciclo de conversas “Do Templo à Sinagoga”, que marcou o período de Bein HaMetsarim deste ano com muitas reflexões.

Após falarmos sobre antissemitismo, democracia e direitos das mulheres nos últimos dois marcos, recebemos o Dr. Daniel Strum para falar sobre o tema “Devarim x Judaísmo pós-Templo e onde o Templo ainda está no Judaísmo”, ao lado do rabino Rogério Cukierman. 

Em um bate-papo aberto com o público, o Strum nos guiou em uma jornada histórica para entender a importância do templo, as consequências de sua destruição e um olhar para o presente, para percebermos onde o templo ainda se insere no judaísmo nos dias atuais.

“Durante esse período, principalmente neste último século antes da destruição do templo, na própria cultura material, se vê uma força muito grande ligada ao templo. Todas as regras ligadas a ele, como por exemplo, pureza e impureza, tomam uma importância muito grande” – disse Strum.

O convidado foi complementado pelo rabino Rogério Cukierman, que compartilhou sua visão sobre a reação do judaísmo rabínico à destruição do templo. Ele explicou que os rabinos fizeram um grande esforço para registrar as antigas práticas do templo com o objetivo de deixar a história viva.

Saiba como foi o último encontro: