Todo Shabat começa com o acendimento das velas. Numa época em que as casas eram iluminadas apenas pela luz dos candelabros, este ritual garantia claridade durante o descanso semanal. As chamas do Shabat representavam a segurança de uma refeição iluminada e uma relação de harmonia entre os membros da casa (shalom bait).
O costume de acender duas velas tem origem em duas passagens bíblicas. A entrega dos Dez Mandamentos foi descrita na Torá em diferentes ocasiões. Em uma delas fomos ordenados a guardar (shamor) o Shabat e na outra passagem recebemos o mandamento de recordá-lo (zachór). Com o objetivo de representar essas duas linguagens distintas, estabeleceu-se o costume de acender as duas velas de Shabat.
Outro costume muito conhecido é o da mulher ser responsável por acender as velas do Shabat. Como o dever de acender as velas está relacionado à casa judaica e a mulher, esta tradição associou-se à figura feminina.
Os rabinos fizeram um esforço grande para fundamentar esta tradição nas fontes judaicas. Um exemplo ocorre na parashá desta semana que trata, no seu início, das velas que deveriam ser acesas no santuário. Segundo o sábio Baal HaTurim (1270-1340), o nome da porção desta semana Tetsavê tem o mesmo valor numérico da expressão “nassim tzivá” que significa “mulheres foram ordenadas”. Esta seria uma referência implícita à obrigação das mulheres de acender as velas de Shabat.
Na realidade, homens e mulheres são igualmente responsáveis pelo acendimento das velas de Shabat. Se um homem vive só, por exemplo, ele terá a obrigação de garantir que sua casa seja iluminada, toda sexta-feira feira, pelas velas de Shabat. O fato de o costume ser de mulheres acenderem velas de Shabat não isenta os homens desta mesma obrigação.
Deixo registrada minha sugestão: transformem o momento do acendimento das velas em uma cerimônia de toda a família. Esta pode ser uma oportunidade de reunir todos os membros da casa em volta das chamas do Shabat envolvendo-os neste momento único de espiritualidade.
Shabat Shalom!
Rabino Michel Schlesinger