O tema central da parashá desta semana, na minha opinião, é a bênção. A raiz (B-R-CH) aparece 32 vezes no texto, mais que em qualquer outra parashá. Deus abençoa  Itzchak e ele abençoa seus filhos, Iaacov e Esav. 

Do rabino Shlomo Fox, aprendi uma conexão fascinante entre uma prática agrícola e nossa prática de abençoar.

Existe um termo na agricultura chamado “Propagação vegetativa”. Propagação é sinônimo de reprodução, e vegetativa vem da utilização das partes do vegetal (células, tecidos, órgãos ou propágulos). Uma das técnicas de propagação vegetativa é a Mergulhia.

Mergulhia é o tipo de multiplicação vegetativa que consiste em dobrar um ramo da planta-mãe até enterrá-lo no solo. A parte enterrada ganha raízes e, quando está enraizada, pode separar-se da planta-mãe, obtendo-se assim uma planta independente. A mergulhia é o melhor tipo de multiplicação artificial vegetativa.

Em hebraico esse processo se chama “Habrachá” e tem, como já terão percebido, a mesma raiz (B-R-CH) que a palavra “Brachá – bênção”, “Baruch – Abençoado/Bendito” e também “Berech – Joelho”.

É tradição, costume, uma prática de muitas pessoas de nosso povo dobrar os joelhos durante a reza quando falamos a palavra “Baruch” e nos inclinar acercando nossa cabeça ao chão. O rabino Fox interpreta esse movimento como a mergulhia das plantas. Nos inclinamos e abençoamos tendo nós mesmos o potencial de multiplicar as bênçãos em nosso mundo. A bênção não vem de mim, mas eu recebo a bênção da “planta mãe” e a bênção continua através de mim. 

Que saibamos abençoar e ser, neste Shabat, bênção que se multiplica neste mundo.

Shabat Shalom,

Rabina Tamara Schagas

 

[01] pt.wikipedia.org/wiki/Mergulhia 

Confira outros comentários sobre a parashat Toldot:

Toldót

“Um povo será mais forte que o outro e o maior servirá o menor”. Essas são as palavras proféticas que Rivcá escuta ao sentir como os gêmeos lutavam em seu ventre. Baseada nessa promessa, ela dá início aos seus planos para que ela se concretize. Essa concretização virá...

Assista prédicas sobre a parashat Toldot: